Home Empresas Governo italiano dá aval para venda de rede da Telecom Italia à KKR

Governo italiano dá aval para venda de rede da Telecom Italia à KKR

A Telecom Italia disse que a aprovação ocorreu após as empresas assumirem compromissos que o governo considerou "totalmente adequados para garantir a proteção dos interesses estratégicos

por Reuters
3 min leitura

 O governo da Itália deu sinal verde para a venda da rede fixa da Telecom Italia, no valor de até 22 bilhões de euros, ao fundo norte-americano KKR, informou o grupo de telecomunicações nesta quarta-feira.

A Telecom Italia disse que a aprovação ocorreu após as empresas assumirem compromissos que o governo considerou “totalmente adequados para garantir a proteção dos interesses estratégicos ligados aos ativos envolvidos na transação”.

Em um comunicado separado, o governo italiano disse que os compromissos propostos garantem que a administração italiana terá o poder de supervisionar a recém-criada empresa de rede nas áreas relacionadas à segurança e defesa nacional.

Os compromissos, tornados obrigatórios pelo governo, incluem a criação de uma força-tarefa de segurança que supervisiona a empresa de rede e a promessa de manter todas as atividades ligadas à manutenção e ao monitoramento da infraestrutura na Itália, disse o governo.

A legislação italiana dá ao governo o direito de exercer o chamado “golden power”, o que permite à Itália intervir em acordos que envolvam setores considerados estratégicos, como bancos, energia e telecomunicações.

Apesar do apoio do governo italiano, que planeja adquirir uma participação de 20% na empresa de rede, o acordo está sendo contestado nos tribunais pelo principal investidor da Telecom Italia, a Vivendi.

A Telecom Italia espera finalizar o negócio até meados deste ano.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.