Home Economia e Política Governo prepara nova meta fiscal para 2025 mirando superávit primário de 0,1% do PIB

Governo prepara nova meta fiscal para 2025 mirando superávit primário de 0,1% do PIB

Os ministérios do Planejamento e da Fazenda marcaram entrevista coletiva para a manhã de segunda-feira para apresentação do projeto da LDO

por Reuters
0 comentário
(Imagem: Reprodução/José Cruz/Agência Brasil)

O governo prepara uma nova meta fiscal para o próximo ano mirando um superávit primário equivalente a 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em uma redução do esforço de economia previsto anteriormente, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento direto do assunto nesta sexta-feira.

Falando sob condição de anonimato, as fontes disseram que o número ainda pode ser alterado até segunda-feira, data limite para o governo encaminhar ao Congresso o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 com os parâmetros para a preparação do Orçamento.

O texto da LDO trará ainda previsões para o saldo fiscal dos anos à frente. Segundo as fontes, as discussões nesta sexta-feira apontavam para um alongamento da trajetória de melhora fiscal, com o resultado do governo central chegando a um superávit primário de 1% do PIB em 2028, e não em 2026 como previsto anteriormente, o que na prática atrasa o processo de estabilização da dívida pública.

Considerado o principal indicador de solvência do país, a dívida bruta chegou a 75,5% do PIB em fevereiro, ante 71,8% do PIB um ano antes.

A nova meta de 2025, se confirmada, já representará um afrouxamento em relação à indicação dada no ano passado de que o governo buscaria um superávit de 0,5% do PIB após zerar o déficit primário este ano.

O plano para afrouxar as metas fiscais evidencia os desafios enfrentados pela administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área fiscal, em meio a resistências para cortar gastos e com esforços para aumentar as receitas esbarrando em iniciativas do Congresso em sentido contrário.

(Imagem: Renato Laky por Pixabay)
(Imagem: Renato Laky por Pixabay)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já vinha dando sinais de que o superávit de 0,5% estava sob ameaça. No início desta semana, em fala a jornalistas, ele destacou que a meta preliminar para 2025 foi anunciada em março do ano passado e, desde então, o governo enfrentou percalços nas negociações de medidas fiscais.

O ministro tem feito apelos públicos ao Congresso para que avance com a aprovação de iniciativas que aumentam a arrecadação e reduzem subsídios, insistindo que a responsabilidade fiscal deve ser resultado de um pacto entre os poderes.

Os ministérios do Planejamento e da Fazenda marcaram entrevista coletiva para a manhã de segunda-feira para apresentação do projeto da LDO. Procurados, os ministérios não responderam a pedidos de comentários.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.