As posições vendidas no Ibovespa (IBOV), segundo a análise da Inter Research, mantiveram-se estáveis na última semana, comparando os dados de 1º de dezembro com os de 27 de novembro, representando 4,7% do free float. Em uma perspectiva mensal, a média de short sellers no Ibovespa registrou uma queda de 10 pontos base.
Dentre os diversos setores da bolsa, a maioria apresentou estabilidade nas posições vendidas, destacando-se aumentos nos setores de Papel & Celulose, Varejo e Óleo & Gás. Por outro lado, os setores de Siderurgia & Mineração e Infraestrutura e Transporte demonstraram queda nas posições vendidas.
No ranking das ações com as maiores posições vendidas, GPA (PCAR3) liderou com 23,1%, seguida por EZTEC (EZTC3) com 21,2% e Taesa (TAEE11) com 18,8%. Na última semana, as posições vendidas em PCAR3 aumentaram 280 pontos-base, enquanto EZTC3 teve uma redução de 60 pontos base e TAEE11 diminuiu 120 pontos base.
No cenário das ações com as maiores posições vendidas no Ibovespa, as mesmas empresas lideraram, seguidas por 3R Petroleum (RRRP3), Casas Bahia (BHIA3) e IRB (IRBR3). Na última semana, RRRP3 e BHIA3 apresentaram avanço de 50 pontos base e 310 pontos base, respectivamente, enquanto IRBR3 teve uma queda de 60 pontos base.
A semana manteve o otimismo observado desde o início do mês, com os investidores confiantes na economia americana. O PIB do terceiro trimestre foi revisado para cima, enquanto a inflação permaneceu controlada. Esses fatores aumentaram as apostas de que o Fed pode iniciar um ciclo de cortes na política monetária, impulsionando um forte rali nos ativos de risco.