Home Empresas Grupo Mateus fará oferta pelo Assaí, diz O Globo

Grupo Mateus fará oferta pelo Assaí, diz O Globo

A proposta seria feita aos acionistas de referência, disse a reportagem. A XP e o Itaú estariam conduzindo a operação.

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Assaí

O Grupo Mateus (GMAT3) prepara uma oferta para obter o controle do Assaí (ASAI3), informou O Globo neste domingo (1°).

Siga o perfil do Dinheirama no Bluesky

A proposta seria feita aos acionistas de referência, disse a reportagem. A XP (XP; XPBR31) e o Itaú (ITUB4) estariam conduzindo a operação.

O Mateus opera no Nordeste, enquanto o Assaí está em 26 estados. “Se o negócio andar, será a maior empresa do varejo brasileiro”, ressalta o texto.

Em um relatório recente, a Guide Investimentos ressaltou que as ações do Grupo Mateus são relativamente mais caras, mas a empresa tem tido o maior crescimento e as maiores margens.

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

“Além disso, a empresa é bem pouco endividada”, lembrou o analista Mateus Haag.

O indicador de dívida líquida/EBITDA ajustado (pré IFRS 16) nos últimos 12 meses estava em 0,3 vez no final de junho. A dívida líquida é de R$ 583,7 milhões. Já o Assaí possui um endividamento de 3,65 vezes, com dívida líquida de R$ 12,3 bilhões.

Resultados do Assaí

O Assaí anunciou uma queda de 21,2% no lucro líquido do segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.

A companhia, que opera uma rede de lojas no formato de atacarejo, teve lucro líquido de 123 milhões de reais no trimestre encerrado em junho.

A receita líquida do Assaí aumentou 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, para 17,9 bilhões de reais, com as vendas mesmas lojas crescendo 2,9%, ajustadas por efeitos de calendário.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.