Home Finanças Pessoais Guia: como consultar processo do INSS pelo CPF

Guia: como consultar processo do INSS pelo CPF

Qualquer pessoa que seja titular do CPF registrado no INSS pode acessar seu próprio processo

por Blog do Serasa
3 min leitura
INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e outros benefícios trabalhistas de brasileiros. Por isso, saber como consultar processo do INSS pelo CPF é uma necessidade comum para muitos brasileiros. Saiba como saber o status desse recurso, quais os documentos necessários e os prazos do procedimento.

Quem pode consultar processo no INSS

Qualquer pessoa que seja titular do CPF registrado no INSS pode acessar seu próprio processo. Além disso, procuradores ou representantes legais também podem consultar processos em nome do beneficiário, desde que tenham procuração específica.

Assim como cada pessoa tem um CPF, os beneficiários também têm um número do INSS próprio recebido pela instituição. Caso seja necessário, as pessoas podem também descobrir o número do benefício do INSS.

Documentos necessários para consultar processo do INSS

Em geral, os documentos que serão requisitados para a consulta de processo no INSS serão:

● Cadastro de Pessoa Física (CPF);
● um documento de identidade com foto (como RG ou CNH);
● documentos adicionais podem ser solicitados dependendo da natureza da consulta.
Formas para consultar processo do INSS pelo CPF
O INSS oferece diversas formas para realizar essa consulta, cada uma com características, requisitos e processos específicos.

Os três métodos principais para consultar o processo do INSS pelo CPF são pelo portal Meu INSS, pelo telefone ou presencialmente.

Confira cada uma dessas formas e saiba quem pode realizar a consulta, quais documentos são necessários e o tempo estimado para a conclusão do processo.

  1. Consulta do INSS pelo portal Meu INSS
    Uma das maneiras mais práticas de consultar o processo do INSS é pelo portal Meu INSS, plataforma digital oficial do Instituto. Para utilizar esse método, o interessado precisa acessar o site oficial do Meu INSS.

Etapas

Abra o navegador de internet e acesse o site do Meu INSS;

Se ainda não tiver um cadastro na plataforma gov.br, será necessário criar uma conta. Para isso, forneça informações pessoais como CPF, nome completo e data de nascimento (Saiba como abrir uma conta gov.br).

Se já tiver um cadastro, apenas faça o login utilizando seu CPF e senha.

Após o login, vá para a opção de “Consulta de Processos” ou “Meus Benefícios” para visualizar o andamento dos processos associados ao seu CPF.

Requisitos

● Cadastro ativo no Meu INSS.
● CPF válido e ativo.
Tempo para conclusão do processo

O tempo para a conclusão do processo varia conforme a complexidade do benefício e a demanda do INSS. O status do processo é atualizado regularmente no portal, e o tempo total pode variar desde algumas semanas até vários meses.

  1. Consulta do INSS pelo telefone
    O INSS também disponibiliza um serviço de atendimento telefônico pelo número 135. É ideal para para quem não tem acesso à internet ou prefere um atendimento mais personalizado.

Etapas

Ligue para o 135, que é o número de atendimento do INSS.

Informe o CPF e outros dados pessoais solicitados pelo atendente. Pode ser necessário fornecer informações adicionais para validação de identidade.

Solicite informações sobre o processo específico, incluindo o status atual e qualquer outra dúvida relevante.

Tempo para conclusão do processo

O atendimento telefônico fornece informações em tempo real, mas a duração do processo em si dependerá de diversos fatores internos do INSS. A atualização do status pode ser feita na hora da ligação ou em um prazo variável informado no atendimento.

Etapas para consultar processos no INSS presencialmente

A consulta presencial é realizada diretamente nas agências do INSS. Esse método é recomendado para casos em que a consulta online ou telefônica não tenham sido suficientes ou se houver necessidade de apresentar documentos físicos.

Etapas

Encontre a agência do INSS mais próxima de você pelo site do INSS ou do telefone 135.

Em alguns casos, é necessário agendar um horário para o atendimento presencial. Verifique a necessidade de agendamento e faça-o se necessário.

Na data agendada, compareça à agência com todos os documentos necessários e solicite a consulta sobre o seu processo.

Quais os requisitos para consultar processos no INSS

● documento de identidade e CPF;
● é possível que um agendamento prévio seja requisitado para o atendimento.
Quanto tempo até conclusão do processo
O tempo para a conclusão do processo pode ser verificado no momento da consulta, mas o andamento real do processo será informado conforme o progresso do INSS

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.