Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Guindos: inflação perto da meta de 2%, prevista para fim de 2025

Guindos: inflação perto da meta de 2%, prevista para fim de 2025

O dirigente também argumentou que os riscos para o crescimento econômico na zona do euro estão inclinados para baixo

por Redação Dinheirama
3 min leitura
BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que a inflação na zona do euro está próxima da meta de 2% e é esperado que ela seja atingida no final de 2025, em entrevista para o jornal Expresso, publicada no site do BCE.

Finclass Vitalício Quadrado

O dirigente não determinou de quanto ou quando será realizado o corte na taxa de juros pelo BCE, mas informou que a abordagem adotada é de “reunião por reunião” e que estão dependentes de dados.

<<< Da Periferia ao BILHÃO… a história de Flávio Augusto >>>

Sobre a inflação de serviços, Guindos disse que ela é “o ponto fraco da inflação”. “Acreditamos que a inflação no setor começará a cair porque estamos esperando uma moderação nos acordos salariais e na remuneração por funcionário, juntamente com uma melhora na produtividade”, explicou.

O dirigente também argumentou que os riscos para o crescimento econômico na zona do euro estão inclinados para baixo e que a projeção depende de dois principais elemento: a recuperação do consumo e o aumento nas exportações líquidas.

“Esperamos que a recuperação econômica seja baseada no consumo e na recuperação do poder de compra das famílias”, disse.

Finclass Vitalício Quadrado

(Com Estadão Conteúdo)

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.