Simplesmente lembrar que a informação hoje circula de forma muito mais intensa e rápida por conta da Internet significa “chover no molhado”. Debates fervorosos em torno dos direitos autorais e da credibilidade necessária para proferir comentários e opiniões sobre os mais diversos temas têm sido frequentes e dão conta de como a Era da Informação é realmente transformadora.

Em quem confiar quando o assunto é dinheiro? Tomar decisões de investimentos baseadas em opiniões de terceiros não é perigoso? Com a Internet, a educação financeira certamente ganhou um aliado de peso, mas é importante desenvolver filtros pessoais cada vez mais eficientes. Que informação você busca? Quais as credenciais de quem a veiculou? Há respaldo em outros veículos? São muitos os exemplos: esquemas de pirâmide financeira, investimentos milagrosos, sistemas de afiliados que prometem muito dinheiro em pouco tempo e etc.

Guru Financeiro #3: Cuidado com qualquer informação sobre dinheiro
Ilustração: Denny Fischer

Educação financeira significa transformar informação em conhecimento. O cuidado com as receitas prontas para enriquecer é tão importante quanto o interesse que a área desperta. Além disso, interpretar o que se lê e avaliar sua aplicação diante de seu padrão de vida é parte fundamental do processo de construção de patrimônio. Você tomará a decisão, que influenciará a sua vida. Vale a pena?

Os colegas mostrados na tirinha de hoje fora ingênuos, como acontece na vida real. Acreditar que o Tesouro pode torná-lo milionário? Em que circunstâncias? No longo prazo, certamente, mas com que aportes mensais? Tesouro? O que é isso, como investir? Cabe a nós buscar mais informações e usarmos o bom senso antes de cada passo. O bolso agradece.

Ajude-nos a criar novas tirinhas. Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.

Sucesso e até a próxima.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários