Home Finanças Pessoais Guru Financeiro #4: Deixe a emoção de lado e não confie na contabilidade mental

Guru Financeiro #4: Deixe a emoção de lado e não confie na contabilidade mental

por Conrado Navarro
0 comentário

O processo de tomada de decisões pode ser bastante traiçoeiro. Decidir com base nas emoções que envolvem uma compra costuma trazer arrependimentos e grandes aborrecimentos (endividamento, inimizades, discussões, problemas pessoais etc.). Tudo porque permitimos que a sensação de alegria e euforia esconda a verdadeira reflexão que deve ser feita ao comprar.

Eu realmente posso comprar esse produto agora? Preciso comprá-lo neste momento? Já fiz todas as contas que envolvem essa compra e tudo que ela representará daqui para frente? É comum usarmos apenas a contabilidade mental para justificar nossas decisões financeiras – fazemos rápidas contas de cabeça e chegamos à conclusão de que, sim, é possível ter tudo o que queremos naquele momento. A realidade é bem diferente…

Guru Financeiro #4: Deixe a emoção de lado e não confie na contabilidade mental
Ilustração: Denny Fischer

Educação financeira significa saber quanto custa, mas também avaliar o impacto da compra no fluxo de caixa familiar a partir do momento da aquisição. Contas simples, algum esforço e bom senso podem ajudar nessa hora. Basta pesquisar muito bem os preços, as condições de manutenção do bem e os custos que virão a partir da compra. Dá trabalho, mas afinal trata-se de valorizar o seu dinheiro. Ou não?

No caso da compra do carro, lembre-se que você terá que pagar IPVA, licenciamento, seguro obrigatório, combustível, estacionamento, lavagem, manutenção (preventiva e corretiva). Isso sem contar com a depreciação do bem, acelerada pelos lançamentos cada vez mais frequentes de novos modelos de carros. Cuidado, faça bem as contas e decida-se com segurança. Na dúvida, evite a compra.

Ajude-nos a criar novas tirinhas. Entre em contato conosco com sua sugestão, roteiro ou crítica e tentaremos atendê-lo em uma futura versão do projeto.

Sucesso e até a próxima.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.