A análise do comportamento dos gráficos do Bitcoin (BTCUSD) no período de 18 meses após últimos eventos de Halving revela que é esperado um ganho de 560% para quem comprá-lo no dia 17 de abril de 2024.
A obervação foi realizada pelo fundador da Capriole Investments, Charles Edwards, em seu perfil no X nesta semana. O Capriole é um fundo de hedge quantitativo.
“O Halving do Bitcoin está programado para ocorrer em 17 de abril de 2024. Os 365 dias após o Halving oferecem a melhor oportunidade de risco-recompensa para comprar Bitcoin historicamente. Esta é a janela exata em que a taxa de variação da taxa de crescimento da oferta é comprimida e cai mais de -4% ao mês”, explica.
O Halving, que acontece a cada quatro anos, reduz pela metade a taxa pela qual novos Bitcoins são criados. A recompensa por bloco minerado será reduzida de 6,25 para 3,125 por bloco.
Preço do Bitcoin em relação ao crescimento da oferta da moeda
Segundo ele, se os retornos pós-halving do Bitcoin forem iguais aos de 2020, é esperado que o Bitcoin alcance US$ 280 mil.
“O resultado final? Um retorno de 500% nos 18 meses seguintes ao halving não seria historicamente incomum para o Bitcoin. Um retorno adicional de 300% nos próximos 2 a 5 anos apenas dos ETFs seria uma suposição conservadora”, avalia.
Edwards citou o recente lançamento de um ETF Bitcoin à vista, comparando seu impacto a uma “segunda redução pela metade”.
Ou seja, no período amarelo no gráfico abaixo, que compreende 17 períodos (518 dias), é esperada esta valorização de 550%.
Liquidez do Bitcoin e preço
Edwards explica que, quando você detalha os dois fatores mais importantes para o Bitcoin neste ciclo e os soma, é fácil chegar a um preço conservador do Bitcoin de US$ 300 mil nos próximos dois anos.
“Muita coisa pode acontecer entre agora e então para fatorar esses números para cima ou para baixo. Outros dados também se tornarão mais relevantes em diferentes momentos ao longo do tempo. Portanto, é muito importante fazer sua própria pesquisa e tratar isso apenas como uma perspectiva e não como um conselho de investimento”, pondera.