Home Economia e Política Hamas apoia plano de cessar-fogo em Gaza, com apoio dos EUA

Hamas apoia plano de cessar-fogo em Gaza, com apoio dos EUA

Em 31 de maio, Biden apresentou o que chamou de proposta israelense de "três fases"

por Reuters
0 comentário

A resposta do Hamas à mais recente proposta de cessar-fogo em Gaza é consistente com os princípios apresentados no plano do presidente dos EUA, Joe Biden, disse o líder do grupo, Ismail Haniyeh, baseado no Catar, em um discurso televisionado por ocasião do Eid al-Adha islâmico no domingo.

“O Hamas e os grupos (palestinos) estão prontos para um acordo abrangente que envolve um cessar-fogo, a retirada da faixa, a reconstrução do que foi destruído e um acordo de troca abrangente”, disse Haniyeh, referindo-se à troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.

Em 31 de maio, Biden apresentou o que chamou de proposta israelense de “três fases”, que incluiria negociações para um cessar-fogo permanente em Gaza, bem como trocas em fases de reféns israelenses por prisioneiros palestinos mantidos em Israel.

O Egito e o Catar que, juntamente com os Estados Unidos, têm feito a mediação entre o Hamas e Israel disseram em 11 de junho que haviam recebido uma resposta dos grupos palestinos ao plano dos EUA, sem dar mais detalhes.

Embora Israel tenha dito que o Hamas rejeitou os principais elementos do plano dos EUA, um líder sênior do Hamas disse à Reuters que as mudanças solicitadas pelo grupo não eram “significativas”.

3 fases

A primeira fase envolve um cessar-fogo de seis semanas, quando forças israelenses se “retirariam de todas as áreas povoadas” da Faixa de Gaza, alguns reféns incluindo idosos e mulheres seriam libertados em troca de centenas de prisioneiros palestinos, civis palestinos retornariam e 600 caminhões por dia levariam ajuda humanitária ao enclave devastado.

Na segunda fase, com duração indeterminada, Hamas e Israel negociariam os termos de um fim permanente das hostilidades, com o cessar-fogo se estendendo enquanto as conversas continuarem.

A terceira fase incluiria um grande plano de reconstrução da Faixa de Gaza.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.