A decisão sobre as taxas de juros do Federal Reserve, mais conhecida como “Fed Day”, sempre foi um momento de expectativa e volatilidade nos mercados de ações dos Estados Unidos e globais.
Com uma nova reunião em andamento e a expectativa pela decisão sobre a taxa dos Fed Funds, a Bespoke Investment Group divulgou um relatório nesta terça-feira (19), analisando o impacto histórico desses dias nos movimentos do mercado de ações desde 1994.
Histórico
Desde 1994, a forma como as decisões do Fed afetam o mercado de ações mudou significativamente, principalmente porque, antes dessa data, as decisões sobre as taxas de juros só eram anunciadas semanas após as reuniões.
A Bespoke, utilizando seu banco de dados da ação intradiária do mercado em todos os Fed Days, elaborou um gráfico composto que mostra a trajetória média do S&P 500, dividido por presidente do Fed, fornecendo uma análise comparativa do impacto desses dias sob diferentes lideranças.
Padrões do Fed Day
De acordo com a análise, “Ben Bernanke obteve os maiores ganhos no mercado de ações nos Fed Days”, com o S&P 500 subindo em média 0,55% durante seu mandato. Em contraste, os períodos sob Alan Greenspan e Janet Yellen apresentaram ganhos médios mais modestos.
Curiosamente, o relatório destaca que “o presidente Jerome Powell viu até agora o menor movimento ascendente do mercado nos dias do Fed desde que se tornou presidente”, caracterizando seus Fed Days por uma “alta inicial falsa”, seguida de “vendas significativas” na parte final do dia de negociação.
Expectativas
A Bespoke ressalta que “o desempenho passado não é garantia de resultados futuros”, mas os padrões históricos fornecem um contexto valioso para entender as potenciais reações do mercado. Com a decisão do Fed iminente, investidores e analistas estarão atentos para ver se as tendências observadas sob a liderança de Powell continuam ou se haverá um desvio em resposta às atuais condições econômicas.