Home Mercados Hedge funds gigantes têm ganhos em abril, apesar da volatilidade

Hedge funds gigantes têm ganhos em abril, apesar da volatilidade

Ainda assim, a volatilidade do mercado criou oportunidades para hedge funds  que assumem posições tanto de alta como de baixa

por Reuters
0 comentário

Grandes hedge funds globais prolongaram em abril o forte desempenho do primeiro trimestre, a despeito de o mês ter sido turbulento para os mercados de ações em todo o mundo em meio a mudanças nas expectativas de política monetária.

O Citadel, de Ken Griffin, viu seu Fundo Wellington subir 2% em abril, elevando seus retornos este ano para 7,8%. Suas outras estratégias, incluindo uma estratégia global de ações, também registraram ganhos em abril e no quadrimestre, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

A Millennium Management, do rival Izzy Englander, subiu 1,1% em abril e 4,8% até agora neste ano, de acordo com uma nota do HSBC Alternative Investment Group.

Um fundo flagship da gigante Schonfeld Strategic Advisors encerrou abril com ganho de 0,5%, subindo 6,8% no acumulado do ano.

Esses fundos tiveram um desempenho melhor que a média. O Índice Composto Ponderado de Fundos HFRI, que acompanha uma série de estratégias de hedge funds em todo o mundo, registrou um declínio de 0,6% em abril.

Os hedge funds de ações monitorados pelo fornecedor de dados HFR caíram, em média, 1,6% no mês passado, indicando que os grandes hedge funds foram mais capazes de navegar o período mais negativo no mercado.

O S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, caiu 4% em abril, liderando as perdas no mês, com investidores reduzindo o risco devido a preocupações de que as taxas de juro devem permanecer elevadas durante mais tempo e as tensões no Oriente Médio vão escalar.

(Imagem: Reprodução/REUTERS/Mike Segar)
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Mike Segar)

Ainda assim, a volatilidade do mercado criou oportunidades para hedge funds  que assumem posições tanto de alta como de baixa. 

O fundo global de negociação de títulos em dificuldades e descontados, Shiprock Capital Management, obteve um retorno de 4,7% em abril, elevando o total até agora este ano para 18%.

Alguns investidores capitalizaram a recuperação de megacaps nos EUA como a Nvidia e Amazon.

A Cinctive, com sede em Nova York, subiu cerca de 2% em abril e cerca de 9% no acumulado do ano, com o desempenho impulsionado principalmente por ações, incluindo tecnologia e finanças, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

Além disso, uma recuperação nas matérias-primas, desde o ouro e o petróleo até o cobre, também ajudou o desempenho dos hedge funds, afirmaram participantes no mercado.

No entanto, nem todos os hedge funds tiveram um bom mês. Os principais fundos do Exodus Point, com sede em Nova York, e do Marshall Wace, com sede em Londres, caíram 0,2% e 0,5%, respectivamente, em abril, mas subiram 1,9% e 7,4%, respectivamente, no ano até agora, de acordo com uma carta de investidores e uma fonte.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.