Há algumas semanas eu conheci um daqueles raros jovens que cavam cedo as suas oportunidades, e quando elas aparecem, não perdem tempo (nem reclamam das dificuldades).
O nome dele é Renan Almeida, e nos conhecemos em uma de minhas visitas na Rico.com.vc. Conversamos sobre vários assuntos, mas o que me chamou a atenção foi a sua trajetória até aquele momento, onde ele trabalhava como estagiário ao lado de analistas de investimento sêniores, como Leandro Martins e Roberto Indech.
Então pedi a ele para publicarmos uma breve entrevista sobre sua trajetória aqui no Dinheirama, como uma forma de incentivar outros jovens a adotarem uma visão semelhante, e sempre lutar para conquistar uma vida com melhor qualidade.
Lembro você que o dinheiro é um instrumento poderoso para auxiliar nesta conquista, desde que seja bem utilizado. Este é papel da educação financeira.
Renan, conte um pouco de sua história e de sua relação com os estudos e seus planos profissionais.
Renan Almeida: Eu tenho 19 anos, e nasci na cidade de São José dos Campos/SP. A minha família sempre teve poucas condições financeiras, e não pôde me manter em uma escola particular. Frequentei todo o ensino fundamental em escolas públicas.
Apesar disso, sempre gostei muito de desenvolver projetos e terminava por me destacar dos outros colegas. A primeira grande recompensa foi quando desenvolvi um projeto na área de ciências, no 9º ano do ensino fundamental, e fui convidado a conhecer o atual presidente da NASA no INPE (Instituto nacional de pesquisas espaciais) em São José dos Campos.
A experiência foi fantástica, e muito gratificante. Ali eu pensava que a ciência seria a minha escolha profissional.
E como foi essa virada de cientista para estudante de administração?
R.A.: Pois é… No ano seguinte àquela minha experiência no INPE, consegui uma bolsa integral para o ensino médio no Colégio Embraer/SJC. Então, aquela empolgação com a área científica se enfraqueceu e foi dando lugar para interesses mais políticos.
No segundo ano do ensino médio eu ganhei outra bolsa, agora para ficar uma semana em Brasília, representando o colégio em uma simulação da Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), e comecei a me interessar por economia.
Através desse projeto, decidi ingressar no Insper, uma faculdade voltada para negócios e mercado financeiro. Atualmente estou no segundo semestre do curso de Administração, mas meu objetivo é cursar a dupla-titulação de Economia e Administração, já que a grade curricular permite isso.
Ao ouvir sua história vejo uma forte relação entre seu esforço pessoal, sua grande iniciativa em criar e liderar novos projetos, e as oportunidades que você criou e outras que surgiram e você agarrou rapidamente. Gosto muito desse perfil. Como você foi parar ao lado de feras como o Leandro e o Beto Indech?
R.A.: É… A vida não é fácil para a maioria das pessoas. Tem que fazer acontecer (risos). Na faculdade, assim como todas as escolas por onde passei, continuei realizando projetos, e um dos deles resultou na minha participação como membro do núcleo estatístico em investimentos de impacto do Insper.
Como a faculdade possui período integral, os alunos só podem estagiar nas férias. Então, em dezembro de 2015, conheci a Rico.com.vc, que me deu a oportunidade de estagiar entre Janeiro e Fevereiro de 2016.
Após conhecer todas as áreas da corretora, eu me encantei com análise de ações e pude escolher trabalhar com os analistas Roberto Indech e Leandro Martins.
Nestes meses de estágio, recebi uma proposta para desenvolver um projeto que gerasse resultado positivo para a corretora. Tivemos a ideia de realizar algo que conectasse o aluno universitário com o mercado financeiro, por meio da corretora Rico.
Leitura recomendada: As oportunidades não são iguais para todos, por isso, lute!
Como aconteceu mais este projeto, que como nos outros ao longo de sua vida estudandil, também chamou a atenção dos envolvidos?
R.A.: Estruturamos um campeonato universitário de traders, envolvendo os alunos de Economia, Administração e Engenharia do Insper. O campeonato teve 57 inscritos em sua primeira edição e foi realizado durante o mês de maio.
Os participantes contavam com apostilas de estudos disponibilizadas no início do desafio e acompanhamento diário do “Ponto a Ponto”, com Leandro Martins, e o Call de Fechamento, com o Roberto Indech.
Depois dos estudos e acompanhamento, os candidatos poderiam montar seu portfólio de ações, distribuindo um valor simulado de 100 mil Reais e escolher até 5 ações para montar suas carteiras.
Como o objetivo deste projeto era fomentar o aprendizado tanto da análise técnica como da fundamentalista, estruturamos um campeonato do tipo swing trade (operações que iniciam no começo da semana e terminam ao final).
Todos os candidatos tinham acesso a uma planilha, que contabilizava automaticamente e em tempo real, a variação das carteiras de todos os alunos, e ao lado, o ranking atualizado, com a rentabilidade de cada um.
Durante as três semanas do desafio, no final de cada pregão, nós enviávamos um relatório com as ações escolhidas pelos participantes e também com o “aluno destaque” do dia. Assim eles podiam entender com base em fundamentos o porquê da escolha certa ou errada da ação em sua carteira.
O primeiro lugar do campeonato obteve na última semana uma rentabilidade de 11,8%, e como premiação, terá um estágio de férias na corretora Rico, além de uma cópia autografada do livro “Aprenda a Investir” do Leandro Martins.
O segundo e terceiro lugar também foram premiados com um curso sobre mercado financeiro e um almoço com os analistas da corretora. Devido aos resultados positivos para a faculdade e para a corretora, o campeonato terá mais edições e pretende-se que seja expandido às outras universidades.
Histórias como a sua só reforçam que quando estamos dispostos a pagar o preço por aquilo que desejamos alcançar, de forma honesta e criando bons relacionamentos ao longo do percurso, o resultado é sempre positivo, tanto no curto quanto no longo prazo. Deixe umas palavras finais para nossos leitores, tanto jovens quando os mais maduros, como eu.
R.A.: Não desistam de seus sonhos, e lutem muito para conquistá-los. Se você errar ou decidir mudar de rumo no meio do caminho, porque percebeu que há coisas melhores e que fazem mais sentido para você, faça isso.
Aprenda cedo a cuidar do seu dinheiro. Nesse ponto a equipe do Dinheirama faz um excelente trabalho, propagando a educação financeira com ótimos materiais (e gratuitos)! Por fim, não tenha preguiça de estudar. O conhecimento é a chave para um futuro melhor. Obrigado e um abraço a todos os leitores!
Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você