Home Empresas HSBC perde US$ 1 bi com venda na Argentina e reforça foco na Ásia

HSBC perde US$ 1 bi com venda na Argentina e reforça foco na Ásia

Os negócios, que abrangem serviços bancários, gestão de ativos e seguros, estão sendo vendidos ao quinto maior banco da Argentina, o Grupo Financiero Galicia, por 550 milhões de dólares, informou o banco britânico

por Reuters
0 comentário

O HSBC está vendendo seus negócios na Argentina e registrando uma perda de 1 bilhão de dólares na operação, disse o banco nesta terça-feira, conforme segue encolhendo seu império, que já foi global, para se concentrar na Ásia.

Os negócios, que abrangem serviços bancários, gestão de ativos e seguros, estão sendo vendidos ao quinto maior banco da Argentina, o Grupo Financiero Galicia, por 550 milhões de dólares, informou o banco britânico.

O presidente-executivo do HSBC, Noel Quinn, tem procurado simplificar a operação da instituição financeira para melhorar seu desempenho, saindo de vários mercados em que teve desempenho fraco, incluindo França e Canadá.

A venda também se enquadra na estratégia de mudança de abordagem do banco para focar mais na Ásia, especialmente em Índia e China.

“A Argentina tem sido um mercado problemático para o HSBC nos últimos anos, devido à hiperinflação na região e à forte desvalorização da moeda, o que resultou em uma volatilidade significativa dos lucros da empresa”, disse Gary Greenwood, analista da Shore Capital.

Além de registrar prejuízo no primeiro trimestre, o HSBC disse que o negócio o levará a reconhecer 4,9 bilhões de dólares em perdas históricas de reservas de conversão de moeda quando a venda for concluída.

“Essa transação é outro passo importante na execução de nossa estratégia e nos permite concentrar nossos recursos em oportunidades de maior valor em toda a nossa rede internacional”, disse Quinn em comunicado.

A unidade na Argentina, devido ao seu tamanho, cria uma volatilidade substancial nos lucros do grupo quando seus resultados são convertidos em dólares, de acordo com o HSBC.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.