Home Agronegócio IBGE eleva previsão de safra de café do Brasil e vê aumento de 5,6% ante 2023

IBGE eleva previsão de safra de café do Brasil e vê aumento de 5,6% ante 2023

"Para a safra do corrente ano, se aguarda uma bienalidade positiva, portanto, um aumento da produção em relação ao ano anterior", disse o IBGE

por Reuters
0 comentário
Frutos de café (Imagem: REUTERS/Oswaldo Rivas)

A produção total de café do Brasil em 2024 foi estimada nesta quinta-feira em 60,2 milhões de sacas de 60 kg, alta de 5,6% em relação a 2023, apontou um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), citando avanços nas safras de grãos arábicas e canéforas.

O IBGE indicou ainda que houve um aumento de 1,4% em relação à previsão do mês anterior.

A produtividade média da safra que está começando a ser colhida no Brasil deverá aumentar 4,2% na comparação com o ciclo de 2023.

O IBGE afirmou que a produção de café arábica foi estimada em 41,2 milhões de sacas de 60 kg, aumentos de 0,6% em relação à projeção do levantamento anterior e de 4,5% na comparação com ano passado.

“Para a safra do corrente ano, se aguarda uma bienalidade positiva, portanto, um aumento da produção em relação ao ano anterior”, disse o IBGE.

Embora nos últimos anos problemas climáticos tenham colaborado para a inversão da bienalidade em algumas lavouras, o IBGE aponta que de maneira geral será o ano de produtividade positiva do ciclo do arábica.

Para o café canéfora, a estimativa da produção foi estimada em 18,9 milhões de sacas de 60 kg, acréscimos de 3,2% em relação à previsão do mês anterior, devido ao aumento de 2,6% no rendimento e crescimento de 0,6% na área colhida.

Café
(Imagem: Monfocus/ Pixabay)

Em relação a 2023, a produção de canéforas (robusta e conilon) deve aumentar 8,1%, resultado dos crescimentos de 6,2% no rendimento médio e de 1,8% na área colhida, disse o IBGE.

Alguns produtores de Rondônia já começaram a colheita da safra de robusta na última semana. No Espírito Santo, as atividades devem começar nesta ou na próxima semana para o conilon, de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Já a colheita de café arábica provavelmente deve se iniciar em meados de maio, disse o Cepea.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.