Os analistas avaliam que as chances de um possível rali ainda este ano são pequenas, enquanto o índice permanecer em
tendência de queda e negociando abaixo dos 132.200 pontos, avalia o Itaú BBA em um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (19).
Segundo eles, contudo, o fato é que nem tudo está perdido e ainda existe essa possibilidade, uma vez que a maioria dos índices setoriais não marcaram novas mínimas.
A Ágora Investimentos ressalta que, em sua quinta sessão consecutiva de estabilidade, o Ibovespa (IBOV) formou mais um padrão de candle doji – que sugere indecisão significativa entre compradores e vendedores durante o período em que ele se forma – na região de suporte dos 127.685 pontos.
Na segunda-feira (19), o Morgan Stanley reduziu a recomendação das ações brasileiras para “underweight” (abaixo da média do mercado) devido a preocupações fiscais.
“O rebaixamento ocorreu em meio às expectativas acerca do anúncio do corte de gastos do governo, que deve ser oficializado publicamente nos próximos dias”, opina o Santander em um relatório.
Gráfico do Ibovespa
Padrão Candle Doji
O padrão de candle Doji é uma formação na análise gráfica de ações que indica indecisão no mercado. Ele ocorre quando o preço de abertura e de fechamento de um ativo são praticamente iguais, criando um formato pequeno ou inexistente, com sombras superiores e/ou inferiores.
O Doji pode sinalizar uma reversão ou continuidade de tendência, dependendo de sua posição no gráfico e do contexto do mercado. É uma ferramenta importante para investidores identificarem possíveis mudanças de direção.