Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Mercados Ibovespa recua após atuação modesta da China

Ibovespa recua após atuação modesta da China

O Ibovespa fechou na sexta-feira com sinal positivo pela primeira vez em agosto, quebrando uma sequência histórica de 13 pregões de baixa, mas a alta foi modesta, de apenas 0,37%

por Reuters
Ações

 O Ibovespa recuava nesta segunda-feira, mesmo após o banco central da China reduzir sua taxa de juros de um ano, uma vez que agentes financeiros aguardavam uma ação mais agressiva, enquanto, no Brasil, as atenções se voltam para a retomada das discussões sobre o arcabouço fiscal nesta semana.

Flávio Augusto Quadrado 2

Às 11h03, o Ibovespa caía 0,52%, a 114.807,01 pontos. O volume financeiro somava 3,6 bilhões de reais.

O Ibovespa fechou na sexta-feira com sinal positivo pela primeira vez em agosto, quebrando uma sequência histórica de 13 pregões de baixa, mas a alta foi modesta, de apenas 0,37%, uma vez que permanecem incertezas sobre o crescimento global dos próximos trimestres.

Na China, a taxa de empréstimo primária de um ano (LPR) foi reduzida em 0,1 ponto percentual, para 3,45%, enquanto a LPR de cinco anos foi mantida em 4,20%. No mercado, a expectativa era de queda de ambas as taxas, sendo que para a de um ano a maioria esperava um corte de 0,15 ponto.

Ainda assim, os mercados globais de commodities como petróleo e minério de ferro, além de ações, mostraram um tom mais positivo, em parte como resposta à ação do BC chinês. Em Wall Street, o S&P 500 subia 0,49%.

Para a equipe da corretora Commcor, o desempenho em praças acionárias no exterior mais parece uma reacomodação do mercado, do que fundamentado em algum gatilho novo.

Flávio Augusto Quadrado 2

“Inclusive, estamos vindo de uma rodada de relevante enxugamento ao risco neste mês de agosto conforme expectativas inflacionárias se mostram mais resilientes – foco nos EUA -, diluindo em parte as apostas mais otimistas em termos da proximidade do fim de ciclo de aperto monetário mundo afora.”

Em nota a clientes, eles acrescentaram que a cautela com a atividade chinesa vem se somando à leitura e alimentando movimentos de realização de lucros após forte sequência positiva nas principais bolsas e moedas de economias emergentes.

No Brasil, as atenções estão voltadas para uma aguardada retomada das discussões envolvendo a nova regra fiscal.

O relator do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP-BA), disse na última quinta-feira que a definição da data para a votação da matéria na Casa dependerá de uma reunião entre líderes partidários e representantes do governo federal.

Destaques

Alpargatas (ALPA4) caía 2,46%, a 9,11 reais, engatando a quinta queda consecutiva, somando até o momento uma perda de quase 10%. No setor, Arezzo (ARZZ3) tinha queda de 2,86%.

Multiplan (MULT3) recuava 1,92%, a 26,02 reais, em sessão de ajustes após fechar em alta de quase 3% no último pregão. No setor, ALLOS ON (ex-Aliance Sonae) perdia 1,54% e Iguatemi (IGTI3) cedia 1,05%.

Petrobras (PETR4) tinha variação positiva de 0,03%, a 31,53 reais, afastando-se das máximas da abertura, conforme os preços do petróleo no mercado externo também perdiam força. O barril de Brent era negociado com elevação de 0,31%. PRIO ( PRIO3) subia 0,22% e 3R Petroleum (RRRP3) valorizava-se 0,98%.

Vibra (VBBR3) ganhava 0,62%, a 17,94 reais, com dados de sexta-feira da reguladora ANP mostrando aumento nos preços semanais nos postos de combustíveis no Brasil, após reajuste anunciado pela Petrobras na última quarta-feira.

Vale (VALE3) tinha acréscimo de 0,34%, a 61,43 reais, tendo como pano de fundo alta dos contratos futuros de minério de ferro na Ásia, com o alívio por parte dos traders de que as siderúrgicas da principal província produtora da China ainda não implementaram cortes de produção e também com o corte de juros pelo BC chinês.

Porto Segugo (PSSA3), que não está no Ibovespa, caía 3,74%, a 26,49 reais. O JPMorgan cortou a recomendação das ações para “neutra”, mas estabeleceu preço-alvo de 32 reais para o final de 2024, de 29 reais em 2023. O Citi, que já tinha recomendação “neutra”, elevou o preço-alvo de 25 para 27 reais.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.