Home Comprar ou Vender Ibovespa dispara gatilho para retorno à tendência de alta

Ibovespa dispara gatilho para retorno à tendência de alta

A quebra desta resistência dá "tração" para a subida da bolsa rumo aos 130 mil e 131.700 pontos, avalia o Itaú BBA

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Mercados alta cripto, Iboveapa

O Ibovespa (IBOV) superou nesta quinta-feira (1°) um patamar visto por analistas gráficos como um gatilho para a retomada da tendência de alta.

O índice encerrou a “super quarta” de decisões de política monetária nos EUA e no Brasil próximo à resistência de 127.800 pontos, acompanhando o movimento de alta em bloco ao redor do mundo.

Para o analista Fábio Perina, do Itaú BBA, a quebra desta resistência dá “tração” para a subida da bolsa rumo aos 130 mil e 131.700 pontos.

“Caso o movimento positivo seja suficiente para superar os 131.700 pontos, as altas podem sair de curto prazo e serem estendidas para médio e longo prazo”, destaca.

No lado da baixa, se o índice perder o suporte em 125.400 pontos, sairá da tendência de alta e encontrará próximo suporte em 123.300 pontos.

Gráfico 951
(Fonte: Itaú BBA e Broadcast)

Ibovespa em alta

O Ibovespa buscava manter o viés positivo nesta quinta-feira, trabalhando acima dos 128 mil pontos, em meio a um exterior favorável, enquanto a temporada de balanços destacava os números da Ambev (ABEV3), cuja ação avançava mais de 2% após a fabricante de bebidas mostrar um resultado operacional acima do esperado.

Por volta de 10:35, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,58%, a 128.352 pontos. O volume financeiro somava mais de R$ 2 bilhões.

No cenário externo, as bolsas em Nova York abriram em alta, ajudando a performance das ações brasileiras, com dados semanais de auxílio-desemprego sugerindo certo arrefecimento no mercado de trabalho dos Estados Unidos, o que favorece a tese de corte dos juros pelo Fed em setembro.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA também recuavam, com o Treasury de 10 anos mostrando 4,0123%, de 4.105% na véspera.

Investidores estão na expectativa de números de julho sobre a criação de vagas na maior economia do mundo previstos para a sexta-feira, em relatório que também inclui da taxa de desemprego e o rendimento dos trabalhadores norte-americanos.

No Brasil, o Banco Central manteve na quarta-feira a taxa Selic em 10,50%, afirmando que “o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam acompanhamento diligente e ainda maior cautela”.

Para a equipe da Ágora Investimentos, apesar de deixar a porta aberta para aumentos de juros em caso de piora mais persistente do cenário inflacionário, o BC sinalizou que taxas estáveis são suficientes por enquanto.

Isso “deve se refletir na retirada de parte dos prêmios embutidos na curva a termo e dar um fôlego adicional por aqui”, afirmaram em nota a clientes mais cedo, acrescentando que as commodities em alta e o maior ânimo entre os investidores devem resultar em novo dia positivo para os ativos brasileiros.

Nova carteira

A B3 também divulgou nesta quinta-feira a primeira prévia para o Ibovespa que irá vigorar no último quadrimestre do ano, incluindo as ações de Auren, Santos Brasil e Caixa Seguridade, enquanto os papéis da Dexco ficaram de fora.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.