Brasil
O Futuro do Índice Ibovespa inicia a semana em alta, com o mercado atento à próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros, a Selic.
O consenso entre os analistas é de que a taxa permaneça em 10,50% ao ano. O início da reunião está marcado para a próxima terça-feira (30).”
No âmbito corporativo, após o fechamento do mercado, a estatal Petrobras divulgará seu relatório de produção.
EUA
Os futuros americanos amanhecem em alta, impulsionados pela divulgação do Índice de Preço de Gastos e Consumo (PCE) de Junho na última sexta-feira (26).
O índice registrou um aumento de 0,1% na base mensal e 2,5% na base anual, conforme projetado pelos investidores. Agora, o mercado aguarda a decisão sobre a taxa básica de juros, prevista para a próxima quarta-feira (31), com a expectativa de que ela permaneça no mesmo patamar, mas alimentando a possibilidade de um corte em setembro.
Em paralelo, esta semana serão divulgados os balanços corporativos de grandes empresas como Apple, Amazon e Microsoft.
Ásia
Índices asiáticas fecharam o mercado sem direção única. O Banco Central do Japão (BoJ) também decidirá sobre a sua taxa básica de juros na economia, a possibilidade de um aumento na taxa ganha força perante os investidores, mesmo com uma economia atual desaquecida.
Europa
As bolsas europeias operam em alta, com o mercado aguardando a divulgação do nível da taxa básica de juros pelo Banco da Inglaterra (BCE) nesta quinta-feira (01). A próxima decisão do banco central é esperada para fornecer mais pistas sobre o futuro da política monetária na região. No mês anterior, os membros do BCE votaram por 7 a 2 para manter a taxa inalterada.
(Por Ana Flavia de Sousa Farias)