O Ibovespa futuro (WIN1) opera em baixa de 0,5%, aos 128.555 pontos, nesta quinta-feira (21). O desempenho vem após o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, que contou com a divulgação do balanço da Nvidia e uma piora no conflito entre Rússia e Ucrânia.
“Esse ambiente externo, somado à expectativa pelo pacote de corte de gastos do Governo, mais uma vez deve conter o desempenho dos ativos locais -e, de fato, o EWZ, principal ETF brasileiro negociado no exterior, caía no pré-mercado americano. O anúncio de cortes é esperado entre hoje e amanhã, mas há possibilidade de que fique para a semana que vem -dito isso, a reunião do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganha ainda mais relevância”, analisa a Ágora Investimentos.
Nvidia
Na linha de frente dos avanços da inteligência artificial, a Nvidia (NVDA; NVDC34) superou as estimativas com lucro e receita, mas foi incapaz de animar investidores. A fabricante de chips registrou uma desaceleração das vendas e uma ligeira compressão na margem de ganhos. Assim, o papel da empresa caiu 2,50% no after hours da Nasdaq ontem.
A Nvidia anunciou resultados financeiros recordes para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, encerrado em 27 de outubro de 2024. A receita da empresa atingiu US$ 35,1 bilhões, um aumento de 17% em relação ao trimestre anterior e um impressionante crescimento de 94% em comparação ao período homólogo. A alta foi puxada principalmente pela crescente demanda por soluções de computação acelerada e inteligência artificial (IA).
Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira, 21, que a Rússia utilizou um novo tipo de míssil na guerra contra o país. Em declarações à população, Zelensky explicou que todas as características, como altitude e velocidade, indicam que o dispositivo é um míssil balístico intercontinental.
Ele acrescentou que as autoridades ucranianas estão examinando o projétil para confirmar a hipótese.
Para Zelensky, a ação mostra que o presidente russo, Vladimir Putin, despreza a dignidade, a liberdade e a vida do povo.
“Ele está com tanto medo que já está usando novos mísseis. E ele está procurando ao redor do mundo onde mais encontrar armas. Às vezes no Irã, depois na Coreia do Norte”, ressaltou o líder ucraniano.
(Com Estadão Conteúdo)