Brasil:
O futuro da bolsa brasileira amanhece em alta nesta quinta-feira (15), com o mercado local ainda digerindo os dados de inflação divulgados nos Estados Unidos, que cada vez mais consolida a aposta de que o Federal Reserve (Fed) iniciará o corte da taxa de juros na próxima reunião.
A votação de projeto que compensa a desoneração da folha de pagamentos e cria um regime de transição gradual deve acontecer pela manhã.
EUA
Os futuros americanos operam de maneira estável nesta manhã, após uma semana positiva de divulgação de dados de inflação ao consumidor e ao produtor na maior economia do mundo que tranquilizaram os investidores. Agora, a aposta do mercado é se o corte da taxa de juros pelo Fed será de 25 ou 50 pontos-base na próxima reunião em setembro.
<<<Barsi vende ação da Sabesp para comprar outras duas; veja quais>>>
Para esta quinta-feira, o mercado aguarda a divulgação dos pedidos de auxílio-desemprego e vendas no varejo, além dos resultados trimestrais de algumas empresas.
Ásia
Os principais mercados asiáticos encerraram a sessão desta quinta-feira em alta, com as bolsas da Coreia do Sul e da Índia fechadas devido a feriados locais. O PIB do segundo trimestre no Japão apontou crescimento de 3,1% no período, acima do esperado.
Europa
As bolsas europeias estão em alta nesta manhã, com os investidores reagindo a dados de inflação mais baixos do que o previsto nos EUA e no Reino Unido.
No Reino unido, a inflação anual de 12 meses registrou aumento para 2,2% em julho, ligeiramente abaixo das projeções, mas ainda acima da meta de 2% do Banco da Inglaterra. Já os dados do produto interno bruto (PIB) indicaram um crescimento econômico de 0,6% no segundo trimestre, em conformidade com as expectativas.
(Por Ted Duarte)