Brasil
O futuro do Índice Ibovespa (WIN1!) opera em queda, com o mercado atento à divulgação do PMI Industrial da S&P Global referente a agosto. Paralelamente, investidores analisam os resultados das contas públicas divulgados ontem (30), que apontaram um déficit primário de R$ 21 bilhões em agosto, valor ligeiramente inferior ao registrado no mesmo período em 2023, quando o déficit foi de R$ 22 bilhões.
EUA
Futuros americanos operam sem direção única, enquanto os investidores aguardam novos dados econômicos para uma visão mais clara da situação econômica do país. Entre os destaques, estão a divulgação das vagas de emprego (JOLTS) de agosto e o Índice de Atividade do Setor Industrial (PMI Industrial) do ISM referente a setembro. Além disso, ao longo do dia, estão previstos discursos de dirigentes do Federal Reserve (FED), que podem fornecer mais pistas sobre a política monetária.
Ásia
Bolsas chinesas permanecem fechadas em razão do feriado nacional, impactando a liquidez no mercado acionário asiático. No Japão, o índice Nikkei registrou alta de 1,93% ao fim da sessão.
Europa
Bolsas europeias operam em alta, impulsionadas pela expectativa de um corte na taxa de juros na Zona do Euro. O otimismo do mercado se intensificou após novos dados mostrarem que a inflação está abaixo da meta do Banco Central Europeu (BCE). O índice preliminar de Inflação ao Consumidor (CPI) da região ficou em 1,8% em setembro, abaixo dos 2,2% registrados no mês anterior, com uma leve deflação de -0,1% na base mensal. Além disso, a presidente do BCE, Christine Lagarde, declarou que o banco está mais otimista quanto ao controle da inflação.
(Por Ana Flavia Farias)