Home Comprar ou Vender Ibovespa: o retorno dos tubarões à Bolsa já tem uma data marcada

Ibovespa: o retorno dos tubarões à Bolsa já tem uma data marcada

Uma pesquisa do Bank of America com 31 grandes gestores revela que uma virada de mão no Ibovespa pode acontecer nos próximos meses

por Gustavo Kahil
3 min leitura
B3, Ibovespa

Os investidores que esperam por uma virada de mão no Ibovespa (IBOV) se animaram com o corte da Selic de 0,5 ponto percentual na Selic em agosto, levando-a para 13,25%.

Esse nível, contudo, continua distante do patamar reconhecido como chave para uma volta à Bolsa.

Um levantamento do Bank of America Merrill Lynch com 31 grandes gestores que administram aproximadamente R$ 400 bilhões revela que a perda do nível de 10% da Selic é o ponto fundamental para uma mudança estrutural.

Considerando que o Copom (Comitê de Política Monetária) continue em seu ritmo de 50 pontos-base por reunião até lá, essa fronteira seria rompida em torno de maio e junho de 2024.

Cautela

As saídas de fundos de ações locais já diminuíram nos últimos meses. Os dados também mostram que 48% dos entrevistados planejam aumentar a exposição nos próximos 6 meses, de 38% no em agosto.

Os níveis em caixa, entretanto, seguem elevados em 7,5% do patrimônio, enquanto estavam em 8% no mês passado. A média histórica é bem inferior, a 5,1%.

Cerca de 45% dos entrevistados irão rotacionar à Bolsa quando a Selic chegar a 10%.

Ibovespa: de olho em 2024

A pesquisa de setembro do BofA trouxe também as primeiras impressões dos tubarões do mercado sobre as perspectivas para o Ibovespa em 2024.

A maioria estima o índice entre 130 e 140 mil até o final do próximo ano.

Economia

Os gestores estão mais otimistas com a economia brasileira e 81% deles estimam o PIB de 2023 acima de 2%. Em agosto, todavia, apenas 47% deles projetavam esse nível.

A expectativa, contudo, ainda é menor do que a vista no relatório Focus, que coleta as informações junto aos economistas. O boletim semanal do Banco Central propõe o PIB a 2,56% em dezembro.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.