O Ibovespa (IBOV) está em leve alta nesta sexta-feira (17), após devolver parte dos ganhos do pregão anterior e fechar em queda de 1,15% aos 121.234 pontos.
Segundo o Itaú BBA, o mercado mostrou dificuldade em continuar a recuperação após um fechamento mais próximo à mínima. Com isso a resistência em 123.000 pontos, passou a ser importante no curto prazo.
“Se o índice conseguir fechar acima dessa região, sairá da tendência de baixa e encontrará próxima região importante em 125.400 pontos”, afirma o analista Fábio Perina em um relatório.
<<< ASSISTA A UM CURSO GRATUITO DE FLÁVIO AUGUSTO >>>
Do lado da baixa, a região de suporte em 118.600 pontos fica como a mais importante, explica. Caso essa região for perdida, abrirá mais uma janela de baixa e o próximo importante suporte do Ibovespa está em 111.500 pontos.
Ibovespa: Gráfico Diário
“Enfim, o índice conseguiu reunir forças para uma recuperação convincente esta semana. Fazendo uma analogia, o paciente saiu da UTI, foi para o quarto, mas o pregão de ontem mostrou que para o paciente ter alta do hospital (sair da tendência de baixa) o trajeto não parece ser simples”, opina Perina.
Ele pontua que é importante para o investidor entender, que após um período longo de queda, sempre abre uma janela de oportunidade.
“Parece que temos uma luz no fim do túnel e a janela de operações de compra para dois ou três dias, está aberta. Porém, o momento segue de cautela no gráfico diário, e o mais prudente é adicionar risco a cada medida de melhora do índice. Ações que estão negociando acima da média de 200 períodos acabam sendo as melhores opções, pois apresentam tendências mais consolidadas”, finaliza.
Quais ações comprar?
A carteira de análise técnica do Itaú BBA sugere o posicionamento das ações da Marcopolo (POMO4), Uber (U1BE34), Inter (INBR32), Caixa Seguridade (CXSE3) e Nvidia (NVDC34).