Home Mercados Ibovespa: veja os 7 destaques desta segunda; Zamp recua 2%

Ibovespa: veja os 7 destaques desta segunda; Zamp recua 2%

Por volta de 10h47, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, tinha variação negativa de 0,34%

por Reuters
3 min leitura

O Ibovespa (IBOV) recuava nesta segunda-feira, ainda refletindo a semana anterior, marcada por incertezas fiscais dom√©sticas, enquanto dados econ√īmicos abaixo do esperado na China levaram √† queda do min√©rio de ferro, que pressionava as a√ß√Ķes da Vale¬†(VALE3).

Por volta de 10h47, o Ibovespa, refer√™ncia do mercado acion√°rio brasileiro, tinha varia√ß√£o negativa de 0,34%, a 199.252,14 pontos. O volume financeiro somava 2,1 bilh√Ķes de reais.

O movimento segue uma tendência descendente para o índice, que registrou na sexta-feira passada sua quarta queda semanal e desvalorização de mais de 10% no ano.

“A confian√ßa do investidor est√° piorando, e est√° piorando muito r√°pido”, disse o analista Renato Nobile, da Buena Vista Capital.

Nesta segunda-feira, o boletim Focus mostrou eleva√ß√£o pelo mercado nas proje√ß√Ķes para infla√ß√£o e d√≥lar, ao mesmo tempo que passou a ver estabilidade da taxa b√°sica Selic em 10,50% at√© o fim do ano.

Para o analista Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos, as novas perspectivas s√£o preocupantes.

“H√° um m√™s a previs√£o de Selic para 2024 estava em 10%”, destacou. “(Depois) foi para 10,25%… e da semana passada para essa, saiu de 10,25% para 10,50%. Isso √© bem preocupante.”

O Comit√™ de Pol√≠tica Monet√°ria (Copom) do Banco Central se re√ļne esta semana para decidir sobre juros e agora a percep√ß√£o √© de que ir√° pausar o afrouxamento monet√°rio.

“Uma coisa √© certa, todo mundo est√° monitorando o Gal√≠polo”, acrescentou Lima, referindo-se ao diretor de Pol√≠tica Monet√°ria da autarquia, Gabriel Gal√≠polo. “N√≥s teremos uma unanimidade (na decis√£o do BC)?”

Os agentes financeiros ainda devem seguir atentos ao debate no Congresso sobre as medidas para compensar a desonera√ß√£o da folha de pagamentos, ap√≥s devolu√ß√£o parcial da MP do PIS/Cofins, e no aguardo de novas declara√ß√Ķes de autoridades sobre corte de gastos.

Em Nova York, os √≠ndices abriram sem dire√ß√£o clara, com investidores √† espera de novos dados econ√īmicos e declara√ß√Ķes de dirigentes do Federal Reserve ao longo da semana que possam dar mais clareza sobre a trajet√≥ria da pol√≠tica monet√°ria norte-americana. O S&P 500 tinha leve queda, ap√≥s bater m√°ximas hist√≥ricas na semana passada.

Destaques

Petrobras (PETR4) apresentava decréscimo de 0,03%, apesar da alta dos preços do petróleo no mercado internacional. O barril de Brent, referência para a estatal, avançava 0,65%.

Vale (VALE3), de grande peso no índice, cedia 0,66%, em dia de queda dos futuros do minério de ferro na China. A mineradora disse nesta segunda-feira que houve um incêndio na véspera em uma das correias transportadoras de sua planta de processamento de Salobo 3, no Pará. Segundo a mineradora, o incêndio foi contido sem vítimas e sem impacto material. As causas do incidente estão sendo apuradas.

¬†Ita√ļ Unibanco¬†(ITUB4) mostrava alta de 1,38% e Bradesco¬†(BBDC4) registrava acr√©scimo de 0,7%, entre os poucos pap√©is em alta no Ibovespa. No setor, BTG Pactual¬†(BPAC11) ca√≠a 0,91%.

Zamp (ZAMP3), que não está no Ibovespa, recuava 2,25%, após a operadora de redes de fast food como Burger King e Popeyes no Brasil anunciar na sexta-feira a saída de seu diretor-presidente, Ariel Grunkraut, um dos sete sócios-fundadores que criaram a Zamp em 2011. O executivo permanece no cargo apenas até 28 de junho.

Dasa (DASA3), tamb√©m fora do √≠ndice, perdia 0,24%, ainda com as aten√ß√Ķes voltadas para o acordo de combina√ß√£o de neg√≥cios com a Amil, criando a joint venture √ćmpar.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.