Home Mercados Ibovespa: veja os 8 destaques de hoje; Vamos sobe 6% 

Ibovespa: veja os 8 destaques de hoje; Vamos sobe 6% 

Fernando Haddad, afirmou no final da quarta-feira que Lula determinou que o governo cumpra com o arcabouço fiscal a qualquer custo

por Reuters
3 min leitura

A bolsa paulista mantinha o viés positivo nesta quinta-feira, em meio a notícias de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou corte de gastos públicos, em sessão que deve ter o volume reduzido por causa de feriado nos Estados Unido.

Por volta de 11h40, o Ibovespa (IBOV) subia 0,44%, a 126.215,65 pontos. O volume financeiro somava 4,7 bilhões de reais.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou no final da quarta-feira que Lula determinou que o governo cumpra com o arcabouço fiscal a qualquer custo e autorizou sua equipe econômica a cortar gastos públicos.

O ministro não mencionou medidas estruturais de redução de despesas, mas disse que o relatório de avaliação de receitas e despesas do governo, previsto para 22 de julho, poderá significar “algum contingenciamento e algum bloqueio” de gastos.

Em outra frente, de acordo com Haddad, o trabalho de revisão de gastos públicos feito pela área técnica já identificou 25,9 bilhões de reais em despesas obrigatórias que serão cortadas no Orçamento de 2025.

As declarações de Haddad em prol de cortes de gastos corroboravam mais um dia de queda do dólar ante o real, bem como na curva de juros, favorecendo ações sensíveis à economia brasileira.

De acordo com XP, investidores também estão na expectativa dos números de junho do mercado de trabalho dos Estados Unidos na sexta-feira. Os dados são observados de perto para ajudar a calibrar as apostas para as decisões do Federal Reserve.

“Nosso cenário base considera que o Fed iniciará o ciclo de flexibilização monetária em dezembro, mas reconhecemos as chances crescentes de corte de juros a partir de setembro”, afirmou a equipe da XP em nota a clientes.

Nesta quinta-feira, os pregões em Wall Street estão fechados em razão do feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos.

Destaques

Itaú Unibanco (ITUB4) valorizava-se 0,85%, respondendo pelo principal suporte do Ibovespa, enquanto Bradesco (BBDC4) tinha variação positiva de 0,16%.

Vamos (VAMO3) avançava 6,44%, mais um dia entre os destaques positivos do pregão, uma vez que também se beneficia de um cenário de juros menores, além de um potencial efeito benigno do Plano Safra dada a presença no setor agrícola.

Magazine Luiza (MGLU3) subia 4,29%, também pegando carona no ambiente mais positivo no mercado brasileiro como um todo, com o índice do setor de consumo em alta de 1,54%.

Eztec (EZTC3) mostrava elevação de 3,92%, destaque no Ibovespa entre as construtoras, que também tendem a se beneficiar de um cenário mais tranquilo no mercado de juros. O índice do setor imobiliário tinha alta de 2,3%.

RD (RADL3) perdia 1,96%, em meio a perspectivas de analistas de que os resultados do segundo trimestre apresentem um quadro misto, com tendência positiva de receita, mas margens mais fracas.

Petrobras (PETR4) recuava 0,77%, em dia de fraqueza dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent saía a 87,29 dólares, queda de 0,06%.

Vale (VALE3) perdia 0,33%, após desempenho mais robusto na véspera, destoando da alta dos futuros do minério de ferro na China. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou com alta de quase 1,8%.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.