Home Mercados Ibovespa: veja os 9 destaques de hoje; Azul desaba mais de 6%  

Ibovespa: veja os 9 destaques de hoje; Azul desaba mais de 6%  

Em entrevista a uma r√°dio, Lula voltou a criticar o patamar atual da taxa Selic, a 10,50% ao ano

por Reuters
0 coment√°rio

O Ibovespa (IBOV) fechou em queda nesta sexta-feira, pressionado particularmente pelo declínio da Embraer (EMBR3) e BTG Pactual (BPAC11) mas terminou a semana e o mês com desempenho acumulado positivo, reduzindo as perdas no ano, destaque negativo para Azul.

A alta da Vale (VALE3) atenuou a press√£o negativa, em mais um dia de avan√ßo do d√≥lar ante o real e alta na curva de juros devido a preocupa√ß√Ķes fiscais, o que pesou principalmente em a√ß√Ķes de empresas sens√≠veis √† economia dom√©stica.

√ćndice de refer√™ncia do mercado acion√°rio brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,32%, a 123.906,55 pontos, acumulando alta de 2,11% na semana e de 1,48% no m√™s, mas ainda recuando 7,66% no ano, de acordo com dados preliminares.

Na máxima do dia, chegou a 124.500,19 pontos. Na mínima, marcou 123.298,10 pontos.

De acordo com o analista Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos, a √ļltima sess√£o da semana, m√™s e semestre foi de realiza√ß√£o de lucros, referendada por declara√ß√Ķes do presidente Luiz In√°cio Lula da Silva voltando a criticar o Banco Central.

Ele acrescentou que a divulgação de um dado de inflação nos Estados Unidos dentro do esperado atenuou a queda no pregão brasileiro, assim como o desempenho de Vale, principalmente na segunda etapa dos negócios.

Em entrevista a uma r√°dio, Lula voltou a criticar o patamar atual da taxa Selic, a 10,50% ao ano, afirmando que o n√≠vel dos juros √© “irreal” diante de uma infla√ß√£o que est√° “controlada”, e teceu novas cr√≠ticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Em outro momento, à tarde, afirmou também que o ajuste fiscal não será feito em cima das pessoas mais pobres, acrescentando que gostaria de fazê-lo utilizando a rentabilidade dos banqueiros do país.

Na pauta dom√©stica do dia, dados do Banco Central mostraram que o setor p√ļblico consolidado registrou um d√©ficit prim√°rio de 63,895 bilh√Ķes de reais, pior do que as expectativas no mercado e acima do saldo negativo de um ano antes.

Nos EUA, o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) ficou estável em maio, após aumento de 0,3% em abril, em linha com o esperado, segundo dados do Departamento de Comércio dos EUA. Em 12 meses, passou de 2,7% para 2,6%.

De acordo com o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves, a leitura do PCE parece ser positiva sob o ponto de vista do combate à inflação, ainda que a queda dos gastos pessoais denote uma desaceleração da economia.

“Ainda √© prematuro para afirmar em cortes de juros, mas o dado de hoje deixa o cen√°rio aberto para que tal possibilidade possa se materializar na reuni√£o de setembro, caso vejamos mais evolu√ß√£o positiva na infla√ß√£o at√© l√°”, acrescentou.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em baixa de 0,41%, enquanto o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos EUA maracava 4,3843% no final da tarde, de 4,288% na véspera, com agentes financeiros também repercutindo debate presidencial.

Destaques

Embraer (EMBR3) desabou 5,42%, para uma mínima desde meados de maio, o que determinou uma variação negativa de 0,22% para o resultado do mês, reflexo de movimentos de realização de lucros ao final de um primeiro semestre bastante positivo, em que acumulou uma valorização 61,46%

Ita√ļ Unibanco (ITUB4) recuou 0,09% e Bradesco (BBDC4) cedeu 0,32%. BTG Pactual (BPAC11) fechou em baixa de 3,98%, tendo ainda no radar o an√ļncio da aquisi√ß√£o de institui√ß√£o financeira nos Estados Unidos.

Azul (AZUL4) caiu 6,02%, conforme setores sens√≠veis √† economia voltavam a sucumbir ao avan√ßo das taxas futuras de juros em meio a preocupa√ß√Ķes com o quadro fiscal do pa√≠s e novas declara√ß√Ķes do presidente Lula. No caso da Azul, o avan√ßo do d√≥lar foi mais um componente desfavor√°vel. Pap√©is da Azul j√° acumulam perda superior a 11% esta semana.

Vale (VALE3) avançou 1,07%, endossada pela alta dos futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 0,18%.

No noticiário sobre a mineradora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou a companhia para que pague reparação por tragédias de Mariana e Brumadinho, enquanto a companhia anunciou que concluiu a venda de fatia na PT Vale Indonesia.

Petrobras (PETR4) subiu 0,9%, em dia de varia√ß√Ķes modestas dos pre√ßos do¬†petr√≥leo no exterior. A companhia tamb√©m informou que seu conselho de administra√ß√£o elegeu nesta sexta-feira tr√™s novos integrantes da diretoria apontada pela nova presidente-executiva da estatal, Magda Chambriard.

BRF (BRFS3) valorizou-se 2,81%, seguida pela sua principal acionista, ajudadas pela alta do d√≥lar ante o real, al√©m de perspectivas positivas de alguns analistas para as opera√ß√Ķes da BRF no exterior e no Brasil, al√©m da vis√£o de que a redu√ß√£o da alavancagem e melhoria dos indicadores operacionais devem tornar o neg√≥cio mais previs√≠vel e menos vol√°til.

Marfrig (MRFG3) ganhou 1,56%.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.