Home Economia Idade e economia pressionam Biden em potencial revanche contra Trump

Idade e economia pressionam Biden em potencial revanche contra Trump

Trump continua politicamente viável, apesar de uma série de acusações criminais federais e estaduais

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Adam Schultz / Biden for President)

As chances de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estão sendo comprometidas pelas preocupações dos eleitores com sua idade, a economia e a criminalidade, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos, criando uma oportunidade para o favorito à indicação republicana, Donald Trump, retornar à Casa Branca.

A pesquisa de opinião revelou que o democrata de 80 anos empatava com Trump, de 77 anos, em uma hipotética disputa em novembro de 2024, com ambos recebendo 39% dos votos e um em cada cinco eleitores indecisos.

Os democratas detinham uma forte vantagem entre os eleitores mais preocupados com a proteção do direito ao aborto, enquanto os republicanos tinham uma vantagem entre os que se importavam com a criminalidade, mostrou a sondagem.

Trump continua politicamente viável, apesar de uma série de acusações criminais federais e estaduais que giram em torno de suas tentativas de anular a vitória de Biden nas eleições de 2020 e do manuseio incorreto de documentos confidenciais desde que deixou o cargo. Espera-se que ele passe grande parte do próximo ano em tribunais sendo julgado enquanto também faz campanha.

Mas em um resultado preocupante para Biden, Trump manteve uma pequena vantagem nos sete Estados onde as eleições presidenciais de 2020 foram mais acirradas: Geórgia, Arizona, Wisconsin, Pensilvânia, Carolina do Norte, Nevada e Michigan. Nesses Estados, Trump liderava com 41%, contra 35% de Biden, e 24% de indecisos.

A pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada de forma online em todo o país, de 8 a 14 de setembro, reunindo respostas de 4.413 adultos norte-americanos, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Um grande número de eleitores parece estar indeciso, concluiu a pesquisa.

Biden enfrenta o risco de perder eleitores independentes, um grupo no qual venceu de forma decisiva em 2020. Se a eleição fosse realizada agora, Trump teria 32% de apoio entre os independentes contra 30% de Biden, efetivamente um empate com uma 38% ainda indecisos, concluiu a pesquisa. 

Os eleitores expressaram preocupação com a idade de Biden e sua aptidão para o cargo. Cerca de 77% dos entrevistados, incluindo 65% dos democratas, disseram que Biden é velho demais para ser presidente, enquanto apenas 39% disseram que ele é mentalmente aguçado o suficiente para o cargo.

Por fim, os eleitores continuam preocupados com o estado da economia, apesar da insistência da Casa Branca de que ela permanece em uma situação sólida, com 73% dos entrevistados afirmando que a sua situação econômica era praticamente a mesma ou pior do que antes da pandemia da Covid-19.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.