A tenista número um do mundo, Iga Swiatek, recuperou-se da derrota no primeiro set para vencer a brasileira Beatriz Haddad Maia, 11ª cabeça de chave, por 4-6, 6-0 e 6-2, e passou para as semifinais do torneio de Madri nesta terça-feira.
Swiatek, que busca seu terceiro título este ano, quebrou saque da brasileira para liderar por 3-1 no primeiro set, mas Bia Haddad se recuperou e quebrou duas vezes, salvando três break points no meio para empatar em 4-4 e depois vencer o primeiro set.
Esse foi o primeiro set que a polonesa perdeu no torneio, mas ela teve uma resposta enfática no segundo set, no qual a brasileira não conseguiu forçar um único break point.
Swiatek continuou na mesma linha no set decisivo, quebrando na primeira oportunidade para liderar por 2-0 e, embora Bia tenha quebrado de volta imediatamente, a principal cabeça de chave venceu quatro dos cinco games seguintes para completar sua recuperação.
Depois de perder o primeiro confronto entre elas em 2022, Swiatek venceu as últimas três partidas contra a brasileira.
Finalista derrotada do ano passado, Swiatek, com títulos em Indian Wells e no Aberto do Catar em 2024, enfrentará a tunisiana Ons Jabeur, oitava cabeça de chave, ou a norte-americana Madison Keys, 18ª cabeça de chave, na semifinal.