Home Economia e Política IGP-10 sobe 0,83% e fica abaixo do esperado em junho

IGP-10 sobe 0,83% e fica abaixo do esperado em junho

Três alimentos importantes se destacaram entre as maiores influências do índice: batata-inglesa, carne bovina e leite in natura

por Gustavo Kahil
3 min leitura

O √ćndice Geral de Pre√ßos ‚Äď 10 (IGP-10) subiu 0,83% em junho, revelou a FGV (Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas) em um comunicado enviado √† imprensa nesta segunda-feira (17).

A expectativa do mercado estava em 0,95%.

Em maio, o IGP-10 subiu 1,08%, acima do esperado, deixando para trás a queda de 0,33% do mês anterior, com aumentos generalizados entre os componentes do índice.

Com esse resultado, o índice acumula alta de 1,18% no ano e de 1,79% em 12 meses. Em junho de 2023, o índice caíra 2,20% no mês e acumulava queda de 6,31% em 12 meses.

Segundo André Braz, economista do FGV IBRE, o índice ao produtor antecipa os impactos que chegarão ao consumidor e, mão por acaso, três alimentos importantes se destacaram entre as maiores influências do IPA: batata-inglesa, carne bovina e leite in natura.

“Observando os produtos e servi√ßos que mais impulsionaram a infla√ß√£o ao consumidor, destacaram-se alguns pre√ßos monitorados, como a taxa de √°gua e esgoto e a gasolina. No entanto, n√£o por coincid√™ncia, tamb√©m apareceram leite e batata-inglesa, como indicado no √≠ndice ao produtor‚ÄĚ, apontou.

Em junho, o √ćndice Nacional de Custo da Constru√ß√£o (INCC) registrou varia√ß√£o de 1,06%, mostrando um aumento em rela√ß√£o √† taxa de 0,53% observada no m√™s anterior.

Em junho, o √ćndice de Pre√ßos ao Produtor Amplo (IPA) observou uma alta de 0,88%, suavizando o movimento quando comparado √† taxa registrada no m√™s anterior, de 1,34%.

“Analisando os est√°gios de processamento mais detalhadamente, nota-se que os pre√ßos dos Bens Finais subiram 1,09% em junho, invertendo o comportamento em rela√ß√£o ao m√™s anterior quando registrou queda de 0,18%”. disse a FGV.

Veja o IGP-10 de junho:

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.