Está chegando a hora de prestar contas para o Leão. A declaração anual do imposto de renda se inicia em 1º de Março, e quanto antes você fizer, mais cedo será “agraciado” com sua possível restituição.
Você tem aplicações financeiras? Sabe exatamente como estava a situação em 31/12/2015? A verdade é que esse assunto de imposto de renda gera dores de cabeça em muita gente, e quando pensamos nas aplicações financeiras (ações na bolsa de valores, títulos públicos, CDB, RDB, LCI, LCA etc.) aí a coisa fica pior.
E ainda que suas aplicações sejam consideradas isentas de imposto de renda, como é o caso das LCI e LCA, ainda assim você terá que declará-las no campo “Bens e Direitos”.
Também é importante saber qual é a taxa de impostos que incide sobre cada um dos tipos de investimento disponíveis, além de outros detalhes, como por exemplo, o tipo de rendimento obtido. No caso de investimentos em ações na bolsa de valores, o cálculo é um pouco mais complicado.
Para facilitar seu entendimento, nós do Criando Riqueza – canal de educação financeira da empresa Empiricus – numa parceria de conteúdo com o Dinheirama, disponibilizamos para você um relatório gratuito com mais detalhes sobre este assunto.
Para acessá-lo, basta clicar aqui para ser direcionado para a página com as instruções para acessar o documento.
Se trata de um material útil para os investidores, e seu compartilhamento é permitido e até desejado, pois assim você poderá ajudar seus familiares e amigos.
Bons investimentos e até a próxima!
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.
Foto “big lion”, Shutterstock.