Um incêndio atingiu as juntas de dilatação do edifício icônico edifício Copan, em São Paulo, informou o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo às 17h34 desta quinta-feira (3).
“Não se trata de incêndio em apto e sim nas juntas de dilatação do edifício, nove equipes estão atuando, sem informações de vítimas até o momento…”, disse a corporação.
Foram duas frentes de combate, uma no 22º andar e outra no 33º andar, com 28 bombeiros.
Até então, achava-se que o incêndio acontecia em um apartamento. O incêndio já foi controlado.
Publicado por @corpodebombeirosdapmespVer no Threads
Juntas de dilatação são espaços ou intervalos deixados estrategicamente na estrutura de um edifício para permitir que o material, como concreto ou aço, expanda e contraia devido a variações de temperatura ou outros fatores, como vibrações ou movimentação do solo.
Elas ajudam a evitar trincas, fissuras ou danos estruturais, absorvendo essas pequenas variações sem comprometer a integridade do edifício.
Publicado por @corpodebombeirosdapmespVer no Threads
“Moro no Copan e trabalho em um escritório em frente, de onde consegui ver as chamas. Desci correndo e o local ainda não estava isolado. Cheguei a tentar entrar no prédio, mas os bombeiros chegaram e, com razão, impediram o acesso das pessoas”, comentou o engenheiro biomédico e empresário Edyr Sabino.
Outra moradora do Copan e dona do Cuia Restaurante, que fica no prédio, a premiada chef de cozinha Bel Coelho, comentou que o edifício chegou a ser evacuado e as lojas do térreo esvaziadas.
Até o momento, não há confirmação de vítimas.
Sobre o Copan
O Edifício Copan, localizado no centro de São Paulo, é um dos ícones da arquitetura moderna brasileira. Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1966, o edifício é famoso por sua forma sinuosa e monumental.
Com 32 andares e mais de 1.100 apartamentos, o edifício é uma das maiores estruturas residenciais do Brasil.
Além de residências, abriga lojas e restaurantes no térreo. Sua arquitetura inovadora e sua diversidade cultural fazem do ele um símbolo vibrante da vida urbana paulistana.
(Com Agência Brasil)