Home Meio Ambiente Incêndios degradaram 9% do Pantanal em cinco anos

Incêndios degradaram 9% do Pantanal em cinco anos

Em apenas 30 dias, o fogo consumiu mais de 411 mil hectares do bioma, quando, na média histórica

por Agência Brasil
3 min leitura

Os inc√™ndios podem ter degradado cerca de 9% da vegeta√ß√£o nos √ļltimos cinco anos, segundo estimativa da rede Mapbiomas.

De acordo com o levantamento, a √°rea degradada no bioma entre 1986 e 2021 pode variar entre 800 mil¬†(6,8%) e¬†2,1 milh√Ķes de hectares (quase 19%).

O estudo mostra que apesar de o bioma conviver com o fogo, existem áreas que são sensíveis aos incêndios.

Banner MBA BARSI

A inciativa, que re√ļne organiza√ß√Ķes n√£o governamentais, universidades e empresas de tecnologia para monitorar o uso da terra no pa√≠s, lan√ßa na sexta-feira (5) uma plataforma sobre a degrada√ß√£o das √°reas florestais.

Os dados, mapas e códigos produzidos são disponibilizados gratuitamente. 

S√£o consideradas √°reas degradadas¬†as regi√Ķes que n√£o foram completamente desmatadas, mas que sofrem altera√ß√Ķes significativas da composi√ß√£o biol√≥gica.

Entre os fatores considerados pela Mapbiomas estão o tamanho e nível de isolamento dos fragmentos florestais, a frequência das queimadas, invasão por espécies exóticas e o pisoteio por rebanhos.

Incêndios

O m√™s de junho teve este ano a maior m√©dia de √°rea queimada no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrada desde 2012¬†pela s√©rie hist√≥rica do Laborat√≥rio de Aplica√ß√Ķes de Sat√©lites Ambientais, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em apenas 30 dias, o fogo consumiu mais de 411 mil hectares do bioma, quando, na média histórica, o Pantanal costuma queimar pouco mais de 8 mil hectares.

A √°rea atingida ficou acima, inclusive, da m√©dia hist√≥rica de setembro, quando o bioma queima, em m√©dia, 406 mil hectares. No acumulado de 2024, a √°rea atingida chegou a 712 mil hectares nessa ter√ßa-feira (2), o que corresponde a 4,72% do bioma.

A Pol√≠cia Federal est√° investigando a origem do fogo em algumas situa√ß√Ķes. Segundo a ministra do Meio Ambiente e Mudan√ßa do Clima, Marina Silva, 85% dos inc√™ndios ocorrem em terras privadas.

Brasil

Um quarto (25%) da vegetação nativa do Brasil pode estar sujeita à degradação. O levantamento da rede Mapbiomas revelou que entre 11% e 25% das matas do país ficaram expostas a processos destrutivos entre 2021 e 1986.

Os percentuais s√£o correspondentes a √°rea de¬†60,3 milh√Ķes de hectares at√© 135 milh√Ķes.

A Mata Atl√Ęntica √© o bioma mais degradado proporcionalmente, com √°rea entre 36% e 73% dos remanescentes de vegeta√ß√£o exposta aos processos de destrui√ß√£o, equivalente a √°rea entre 12 milh√Ķes e 24 milh√Ķes de hectares.

Em √°rea absoluta, o Cerrado √© o bioma com maior degrada√ß√£o, com total que pode variar entre 18,3 milh√Ķes e 43 milh√Ķes de hectares (de 19,2% a 45,3% do que resta dessa vegeta√ß√£o).

A segunda maior √°rea degradada est√° na Amaz√īnia, com um total que pode variar entre 19 milh√Ķes e 34 milh√Ķes de hectares, correspondendo a algo entre 5,4% e 9,8% do bioma.

Banner MBA BARSI

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.