Home Agronegócio Índia amplia restrições às exportações de arroz com imposto de 20% sobre o tipo parboilizado

Índia amplia restrições às exportações de arroz com imposto de 20% sobre o tipo parboilizado

A Índia exportou 7,4 milhões de toneladas de arroz parboilizado em 2022

por Reuters
0 comentário
No mês passado, a Índia surpreendeu os compradores ao impor uma proibição à exportação de arroz branco (Imagem: Reprodução/REUTERS/Amit Dave)

A Índia impôs um imposto de 20% sobre as exportações de arroz parboilizado com efeito imediato, uma medida que poderá reduzir ainda mais os envios do maior exportador mundial e elevar os preços globais do produto, que já são comercializados perto do seu nível mais elevado em 12 anos.

No mês passado, a Índia surpreendeu os compradores ao impor uma proibição à exportação de arroz branco não basmati amplamente consumido, após uma proibição às exportações de arroz quebrado no ano passado.

A decisão da Índia de proibir o arroz branco não basmati levou alguns agentes a aumentar as compras de arroz parboilizado e elevou os seus preços para um nível recorde, disse um negociante de Mumbai com uma empresa de comércio global.

“Com esta taxa, o arroz parboilizado indiano ficaria tão caro quanto os suprimentos da Tailândia e do Paquistão. Não há quase nenhuma opção para os compradores agora”, disse o negociante.

A Índia exportou 7,4 milhões de toneladas de arroz parboilizado em 2022.

Em julho, o índice de preços do arroz da FAO, das Nações Unidas, saltou para o seu nível mais alto em quase 12 anos, à medida que os preços nos principais países exportadores subiram devido à forte procura depois de a Índia ter imposto restrições às exportações.

A Índia é responsável por mais de 40% das exportações mundiais de arroz, e os baixos estoques de outros exportadores indicam que qualquer corte nos embarques poderá inflacionar os preços dos alimentos.

A Índia impôs agora restrições a todos os tipos de arroz não basmati, aqueles que os consumidores em países da África e Ásia normalmente preferem, disse um comerciante baseado em Nova Deli, com uma empresa de comércio global.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.