Home Agronegócio Índia permite exportações de arroz branco não basmati

Índia permite exportações de arroz branco não basmati

A Índia, que representa 40% das exportações mundiais de arroz, vende o produto básico a mais de 150 países, incluindo alguns países pobres e vulneráveis ​​em África e na Ásia

por Reuters
0 comentário
Arroz

 A Índia permitiu que comerciantes enviassem suas cargas de arroz branco não basmati paradas nos portos devido a uma proibição repentina de exportações da categoria, informou uma ordem do governo na noite de terça-feira.

Em 20 de julho, a Índia surpreendeu compradores ao proibir as exportações de arroz branco não basmati, amplamente consumido, para controlar o aumento dos preços internos. A medida seguiu-se à proibição das exportações de arroz quebrado no ano passado.

A proibição de exportação prendeu milhares de toneladas de arroz branco não basmati nos portos, deixando os comerciantes enfrentando perdas.

A Direção-Geral do Comércio Exterior (DGFT), uma unidade do Ministério do Comércio da Índia, disse no seu último despacho que permitiria os embarques de cargas presas, desde que os comerciantes tenham pagado os direitos de exportação até 20 de julho, quando a proibição foi imposta.

Antes da proibição de julho às exportações de arroz branco não basmati, os envios internacionais desta qualidade atraíam um imposto de 20%.

Após a ordem da DGFT, cerca de 150 mil toneladas de cargas de arroz branco não basmati seriam enviadas de vários portos, disse Prem Garg, presidente da Federação Indiana de Exportadores de Arroz.

“Três navios estavam parados no porto de Kandla e muitos contêineres aguardavam em diferentes portos, causando muitos problemas à indústria do arroz”, disse ele.

A Índia, que representa 40% das exportações mundiais de arroz, vende o produto básico a mais de 150 países, incluindo alguns países pobres e vulneráveis ​​em África e na Ásia.

Nova Délhi exportou um recorde de 22,2 milhões de toneladas de arroz em 2022.

Depois de proibir as exportações de arroz branco não basmati, a Índia impôs na sexta-feira um imposto de 20% sobre os embarques de arroz parboilizado e introduziu um preço mínimo para as vendas externas de arroz basmati, como parte dos esforços para manter um controle sobre os preços locais.

As restrições às exportações de arroz da Índia exerceram pressão ascendente sobre os preços globais do arroz.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.