Finday 970x90 1
Home EconomiaAgronegócio Índia reduz limites de estoque de trigo para combater inflação de alimentos

Índia reduz limites de estoque de trigo para combater inflação de alimentos

As autoridades indianas estão preocupadas com a volatilidade dos preços dos alimentos antes das eleições gerais previstas para maio

por Reuters
3 min leitura
Trigo

A Índia reduziu o limite de estoque de trigo que comerciantes e moinhos podem manter para aumentar a disponibilidade do grão e moderar os preços, disse um alto funcionário do Ministério de Alimentos indiano nesta sexta-feira.

Finclass

As autoridades indianas estão preocupadas com a volatilidade dos preços dos alimentos antes das eleições gerais previstas para maio. Os preços dos alimentos representam quase metade da cesta de inflação no varejo e o governo está tomando medidas do lado da oferta para controlar a inflação dos alimentos.

O governo reduziu pela metade o limite dos estoques de trigo mantidos por comerciantes e atacadistas para 1.000 toneladas, ao mesmo tempo em que reduziu os limites de estoque para moinhos e varejistas, disse Sanjeev Chopra, secretário do Ministério de Assuntos do Consumidor, Alimentos e Distribuição Pública.

“A ideia é que não haja nenhuma escassez artificial… O que quer que as pessoas estejam segurando tem que sair no mercado, por isso demos a elas 30 dias para se adaptarem aos novos limites de estoque. A disponibilidade adicional terá um efeito de esfriar os preços”

Chopra também disse que o governo está preparado para liberar mais 2,5 milhões de toneladas de trigo no mercado, se necessário, para controlar os preços.

O Banco da Reserva da Índia manteve suas taxas pela quinta reunião consecutiva na sexta-feira, citando uma perspectiva incerta para a inflação devido ao fato de os aumentos dos preços dos alimentos permanecerem acima de 6%.

Finclass

Após uma queda na produção, a Índia proibiu as exportações de trigo e arroz não-basmati. Nova Délhi limitou as exportações de açúcar este ano e, na quinta-feira, orientou as usinas de açúcar a não usarem cana para produzir etanol.

Em setembro, a Índia restringiu os limites dos estoques de trigo mantidos por moinhos, comerciantes e varejistas.

A Associação Indiana de Usinas de Açúcar estima que a produção de açúcar da Índia cairá 8%, para 33,7 milhões de toneladas, no ano comercial de 2023/24, uma vez que as chuvas mais fracas e inoportunas nos principais estados produtores prejudicaram a produção.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.