Home Economia e Política Indicador antecedente de emprego do Brasil vai a pico em mais de 1 ano em início de 2024 mais otimista

Indicador antecedente de emprego do Brasil vai a pico em mais de 1 ano em início de 2024 mais otimista

Recentemente, dados do IBGE mostraram que o Brasil encerrou 2023 com uma taxa média de desemprego de 7,8%, a menor em quase dez anos

por Reuters
0 comentário
Emprego

O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil avançou em janeiro para o maior patamar em mais de um ano, indicando perspectivas mais otimistas no início de 2024, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 0,9 ponto em janeiro, para 78,2 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (79,8) e marcando a segunda alta consecutiva, depois de ter passado os quatro meses anteriores entre quedas e estabilidade.

De acordo com Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, o IAEmp inicia o ano de 2024 “com perspectivas mais otimistas para o mercado de trabalho”, enquanto “as indicações positivas do ambiente macroeconômico desde o final do ano passado têm o potencial de impactar positivamente o dia a dia dos empresários, gerando uma expectativa mais favorável”.

No entanto, “é necessário analisar esse resultado com cautela, dado que o indicador ainda se encontra em um patamar relativamente baixo”, ponderou Tobler.

Entre os componentes de destaque do IAEmp em janeiro estão o item Tendência dos Negócios da Indústria, que subiu 0,9 ponto, e o indicador de Tendência dos Negócios de Serviços, que avançou 0,8 ponto.

Recentemente, dados do IBGE mostraram que o Brasil encerrou 2023 com uma taxa média de desemprego de 7,8%, a menor em quase dez anos, confirmando a tendência de recuperação do mercado de trabalho após os impactos da pandemia.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Mail Dinheirama

Faça parte da nossa rede “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2023 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.