33dias Topo
Home Economia e Política Índice da Cielo mostra queda de 0,5% nas vendas no varejo em janeiro

Índice da Cielo mostra queda de 0,5% nas vendas no varejo em janeiro

O comércio eletrônico cresceu 4,3% e as vendas presenciais subiram 3,0%, conforme dados nominais

por Reuters
3 min leitura
Varejo

As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,5% em janeiro frente ao mesmo período de 2023, descontada a inflação, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela maior empresa de meios de pagamentos do país.

Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 3,3%.

De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, o resultado foi afetado por quedas de faturamento em importantes segmentos como Bares e Restaurantes, Turismo e Transporte e Livrarias e Papelarias, que costumam aquecer o comércio por causa da volta às aulas.

“Uma das hipóteses é que os pais estejam esperando passar o Carnaval para realizar as compras de materiais escolares”, afirmou no comunicado que acompanhou a divulgação do ICVA, acrescentando que o resultado só não foi mais negativo porque o setor de Móveis, Eletro e Depto experimentou alta.

“Foi um mês que registrou recordes de temperatura em algumas regiões, o que pode ter estimulado a compra de aparelhos ar-condicionado e colaborado para o crescimento do segmento.”

O comércio eletrônico cresceu 4,3% e as vendas presenciais subiram 3,0%, conforme dados nominais.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.