Home Economia Inflação se comporta bem, mas desaceleração é mais lenta do que esperado, diz Galípolo

Inflação se comporta bem, mas desaceleração é mais lenta do que esperado, diz Galípolo

O diretor também apontou que a manutenção da meta de inflação pelo Conselho Monetária Nacional (CMN) permitiu a ancoragem das expectativas de inflação

por Reuters
3 min leitura
Gabriel Galípolo

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira que a inflação no Brasil está se comportando bem, mas sua desaceleração está ocorrendo de forma mais lenta do que a esperada.

Falando no evento Diálogos Prospectiva, Galípolo ainda afirmou que a velocidade de redução da taxa Selic pelo BC, que já realizou dois cortes de 0,5 ponto percentual nos últimos meses e sinalizou que pretende manter o ritmo em suas próximas reuniões, permite avaliar as variáveis que baseiam a decisão da autoridade monetária.

O diretor também apontou que a manutenção da meta de inflação pelo Conselho Monetária Nacional (CMN) permitiu a ancoragem das expectativas de inflação, mas disse que as especulações de alteração da meta fiscal imposta no novo arcabouço geram ruídos.

Galípolo afirmou que a dinâmica dos indicadores econômicos no Brasil pode ser explicada majoritariamente pelo cenário externo, e que a expectativa sobre a taxa de juros nos Estados Unidos é a principal variável a ser analisada no momento.

Ele ainda destacou que o Brasil reúne vantagens comparativas que geram interesse para investimentos quando comparado a seus pares e que o país pode oferecer uma transição energética e ecológica com menos custos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.