Home Economia e Política Instituto Ifo aumenta previsão do PIB da Alemanha para 2024

Instituto Ifo aumenta previsão do PIB da Alemanha para 2024

O Ifo elevou sua previsão de crescimento para 0,4%, de 0,2% em março, em linha com a projeção de crescimento de 0,3% feita pelo governo alemão

por Reuters
0 comentário

O instituto alemão Ifo elevou ligeiramente sua previsão de crescimento econômico para 2024 na principal economia da Europa, citando nesta quinta-feira o poder de compra mais forte do consumidor e a recuperação do comércio global de bens e da produção industrial no segundo semestre.

O Ifo elevou sua previsão de crescimento para 0,4%, de 0,2% em março, em linha com a projeção de crescimento de 0,3% feita pelo governo alemão.

“Uma nova esperança está surgindo agora”, disse o economista do Ifo, Timo Wollmershaeuser. “A economia alemã está lentamente saindo da crise. O segundo semestre de 2024 deve ser significativamente melhor do que o primeiro.”

A economia alemã, que teve o desempenho mais fraco entre os grandes países da zona do euro no ano passado, deve ganhar algum impulso em sua recuperação ao longo deste ano, com a expectativa de queda da inflação e aumento dos salários nominais.

“À medida que o ano avança, o poder de compra das famílias privadas deve continuar a ganhar força e a recuperação econômica geral deve ganhar velocidade à medida que a economia de consumo se normalizar”, disse Wollmershaeuser.

O comércio global de mercadorias e a produção industrial global devem continuar a se recuperar, especialmente a partir do segundo semestre, ajudados por um aumento gradual nos investimentos uma vez que a política monetária nos países industrializados deve ser afrouxada, acrescentou o Ifo.

O Ifo manteve sua previsão de crescimento econômico de 1,5% em 2025, enquanto a inflação deverá cair de 5,9% no ano passado para 2,2% este ano e para 1,7% no próximo.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.