Home Finanças Pessoais Insurtechs vieram para melhorar a experiência do consumidor

Insurtechs vieram para melhorar a experiência do consumidor

por Henrique Mazieiro
0 coment√°rio

No embalo do sucesso das chamadas fintechs, startups que aliam serviços financeiros e tecnologia, nasceram as insurtechs, empresas que também utilizam ferramentas digitais, porém são voltadas ao mercado de seguros.

As insurtechs come√ßaram a ganhar for√ßa principalmente no ano de 2016 e t√™m como foco buscar inova√ß√Ķes constantes que melhorem a experi√™ncia do cliente.

Diante de um novo cen√°rio, totalmente digital, os consumidores buscam cada vez mais solu√ß√Ķes pr√°ticas e √°geis que facilitem processos com o uso da tecnologia. As insurtechs chegaram ao mercado justamente para suprir essa necessidade, desenvolvendo solu√ß√Ķes disruptivas a partir de algo que precisa ser melhorado. E ainda oferecem benef√≠cios tamb√©m para as empresas, com um modelo de neg√≥cios inovador, repet√≠vel e escal√°vel, em que √© poss√≠vel obter mais ganhos com menos custos.

Relat√≥rio gr√°tis: √Č hora de comprar a√ß√Ķes da Petrobras?

O atual setor de seguros

Hoje, o setor de seguros é o que mais investe em desenvolvimento de tecnologia, de acordo com um estudo realizado pela empresa de TI e consultoria de dados Tata Consultancy Services (TCS).

Na pesquisa, ap√≥s analisarem 835 executivos de 13 setores da ind√ļstria global em quatro regi√Ķes do mundo, a ind√ļstria de seguros ultrapassou os outros segmentos pesquisados, investindo, em m√©dia, US$ 124 milh√Ķes em intelig√™ncia artificial.

A expectativa é que esse panorama continue crescendo cada vez mais, graças a alta demanda dos consumidores por digitalização, o que também gera uma grande oportunidade para as empresas do setor de seguros que tenham como foco trazer melhorias atreladas às novas tecnologias aos seus clientes. Essa é uma preocupação constante da nossa empresa, Planetun, na qual temos como objetivo implementar processos que tragam mais agilidade, comodidade e segurança aos consumidores, melhorando sua experiência.

eBook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você

Foco no relacionamento com os clientes

Apenas para falarmos do que estamos desenvolvendo com foco no relacionamento com o cliente, temos os produtos de Auto Inspeção, Vistoria e Sinistros. Por exemplo, imagine que o segurado detecta que depois de uma forte descarga de energia ocorreu a queima de sua geladeira. Neste momento, após o contato prévio com a seguradora, o próprio cliente, através de um aplicativo web, que não requer qualquer instalação no celular, pode abrir um sinistro, realizar as fotos, áudio e vídeo dos danos, e inserir toda a documentação necessária para que o processo possa ser analisado e aprovado de forma segura, transparente, ágil e com um custo infinitamente menor.

Hoje, isso já é uma realidade para os ramos de seguro auto, equipamentos, residência e empresarial.

Por vivermos em uma era cada vez mais tecnológica e ágil, é necessário que as empresas se moldem a esse novo tipo de consumidor, que está cada vez mais conectado e buscando por produtos novos que conversem com o modo atual de viver da era digital. Nesse momento, acredito que a tecnologia é uma grande aliada às empresas, que têm a oportunidade de oferecer ao cliente uma experiência que ele procura: rápida, prática e com maior autonomia.

Aproveite! Relatório gratuito do Tesouro Direto com os melhores títulos para você!

Riscos fazem parte do processo

Sem d√ļvida que existem riscos em todo esse processo, j√° que nem sempre as inova√ß√Ķes s√£o vistas em um primeiro momento como algo bem-vindo.

Quando trabalhamos em parceria com as grandes seguradoras, também precisamos encontrar profissionais e estruturas visionárias que acreditem e queiram inovar e mudar a forma com que se relacionam com seus clientes, porque, sem o apoio deles, nada disso poderia ocorrer. Eu vejo que esse processo irá beneficiar a todos, sem exceção. Com estas novas plataformas, traremos maior agilidade e facilidade na relação seguradora, corretor e segurado.

eBook gratuito recomendado: Invista sem medo em t√≠tulos p√ļblicos

Ganhos sempre para o consumidor

Inclusive, o maior ganho com todas estas mudanças é, com certeza, do consumidor. Se antes ele enfrentava diversas burocracias ao, por exemplo, bater o carro, hoje ele não tem mais essa dor de cabeça, pois o processo ficou mais simples de ser realizado.

Fazendo uso da tecnologia, √© poss√≠vel realizar os processos no dia e hora que forem mais adequados ao segurado, de forma ainda mais r√°pida, evitando perda de tempo ou interrup√ß√Ķes no trabalho. Agora, acionar o seguro deixou de ser um problema, gra√ßas ao advento do atendimento digital. E o segurado pode receber e pagar por um servi√ßo que tem a sua cara e que lhe oferece exatamente aquilo que procura de forma muito mais objetiva e inovadora.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.