Home Empresas Intel faz acordo com Microsoft e diz que está no caminho para ultrapassar TSMC

Intel faz acordo com Microsoft e diz que está no caminho para ultrapassar TSMC

A Intel está contando com possíveis bilhões de dólares em subsídios do governo dos Estados Unidos e negócios de clientes externos para ajudá-la a recuperar a liderança no setor

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/REUTERS/Amir Cohen)

A Intel anunciou que a Microsoft (MSFTMSFT34planeja usar seus serviços para fabricar um chip personalizado e que a empresa espera bater a meta de 2025 para superar sua maior rival, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, na fabricação de microprocessadores avançados.

A fabricante norte-americana também deu novos detalhes sobre como planeja manter a liderança sobre a TSMC a partir de 2026, durante evento da Intel Foundry, a operação de fabricação por contrato que estabeleceu para competir com a TSMC.

A Intel diz que planeja retomar da TSMC a liderança na fabricação de chips no final deste ano com o que chama de tecnologia de fabricação Intel 18A e estender essa liderança até 2026 com a nova tecnologia chamada Intel 14A.

A companhia afirmou que a Microsoft vai usar a tecnologia 18A para fabricar um chip não revelado e que agora espera encomendas de 15 bilhões de dólares, acima dos 10 bilhões que a Intel havia dito anteriormente aos investidores.

As ações da TSMC listadas em Taipé subiram quase 17% até agora neste ano devido ao seu domínio na produção dos tipos de chips avançados usados em aplicações de inteligência artificial por empresas como a Nvidia.

A notícia sobre a tecnologia 14A marca a primeira vez que a Intel dá detalhes de seus planos para além de 2025. Esse é o prazo que o presidente-executivo da companhia, Pat Gelsinger, estabeleceu para que a empresa recupere a coroa da fabricação de chips.

A Intel está contando com possíveis bilhões de dólares em subsídios do governo dos Estados Unidos e negócios de clientes externos para ajudá-la a recuperar a liderança no setor.

A empresa espera que alguns clientes sejam atraídos por seu longo histórico de operação de fábricas de ponta em vários continentes, especialmente aqueles que se preocupam com a prática da TSMC de manter suas fábricas mais avançadas agrupadas em Taiwan.

“É um argumento de venda que está repercutindo no momento. As pessoas querem isso”, disse Stu Pann, executivo que supervisiona a Intel Foundry, sobre a diversidade geográfica da empresa.

A Intel diz que tem quatro clientes “grandes” inscritos para sua tecnologia de fabricação 18A, mas ainda não os nomeou. Não está claro se a Microsoft está entre esses clientes financeiramente importantes.

A Intel também anunciou na quarta-feira parceria com a Arm Holdings para facilitar a fabricação de chips com tecnologias Arm em suas fábricas. A Intel também disse que trabalhará com a Universidade da Califórnia e a Universidade de Michigan para permitir que os estudantes tenham acesso à sua tecnologia de fabricação 18A.

A Intel também possui uma tecnologia especial que, segundo os analistas, será útil para acelerar os chips de inteligência artificial que consomem muita energia. A Nvidia, líder no mercado de chips de IA, disse que está avaliando a tecnologia de fabricação da Intel, mas as duas empresas não anunciaram um acordo.

O esforço da Intel para atrair clientes externos “é a chave para a história da reviravolta”, disse Ben Bajarin, presidente da empresa de consultoria Creative Strategies.

“Infelizmente, é uma pergunta sem resposta, porque essa é uma jornada de dois a três anos antes de termos qualquer indício sobre se isso está funcionando.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.