Home Finanças Pessoais Intercâmbio, muito melhor quando é feito com planejamento

Intercâmbio, muito melhor quando é feito com planejamento

por Ricardo Pereira
3 min leitura

Intercâmbio, muito melhor quando é feito com planejamentoFomos convidados pelo amigo Gustavo Periard, do blog Sobre Administração, para participarmos de uma blogagem coletiva sobre mitos e verdades do intercâmbio. A blogagem coletiva nasceu de uma iniciativa proposta pela STB – Student Travel Bureau.

Ter a oportunidade de conseguir viver durante um tempo no exterior é sem dúvidas um grande diferencial para carreira[bb] de qualquer pessoa. Conhecer uma nova cultura, novas línguas e viver uma realidade diferente do país de origem acrescentam no desenvolvimento pessoal algo muito valorizado pelas empresas atualmente.

Preste atenção nos custos!
Um dos pontos que merecem muita atenção diz respeito ao quanto o intercâmbio vai custar. Quais serão os custos necessários para poder participar de um programa de Intercâmbio? É claro, existem diversas possibilidades (mais caras e mais baratas), e o programa vai acabar dependendo da “profundidade do bolso”, mas, principalmente, do planejamento em torno da realização do objetivo.

Como em todo tipo de despesa grande, o ideal é se antecipar e programar os gastos. Talvez essa lição seja um dever de casa também para os pais consideram o intercâmbio[bb] uma boa oportunidade para o futuro dos filhos. A verdade é que não adianta endividar-se para permitir ao filho desfrutar de uma vida (muitas vezes também difícil por problemas financeiros) fora do país.

Veja aqui algumas dicas:

  • Pesquise, conheça famílias que já enviaram filhos para o exterior e procure saber os gastos decorrentes da viagem em si. Não é só pagar o curso e a passagem, é preciso também sustentar-se no exterior (casa de família, alimentação, transporte, bem-estar etc.);
  • Durante o período de acumulação do dinheiro para o intercâmbio, procure mostrar ao seu filho um pouco da cultura local e discuta com ele as possibilidades que o país oferece. Isso pode criar oportunidades valiosas depois de sua chegada;
  • Quanto antes começar o planejamento, menor será o esforço mensal para atingi-lo. Se o intercâmbio é algo que você gostaria de oferecer ao seu filho, mas este ainda é muito pequeno, ótimo! Você tem ótimas opções de investimento para prazos mais longos;
  • Lembre-se também dos gastos existentes antes da viagem, tais como documentação, cuidados pessoais, compra de acessórios (malas, mochila etc.) e um bom check-up médico.

Intercâmbio gratuito
O Blog do Beto Veiga, que também está participando dessa blogagem coletiva, tocou em um tema muito interessante: o chamado intercâmbio gratuito. Se você estiver com muitas dificuldades financeiras, talvez seja interessante se informar mais sobre essa possibilidade.

Para incentivar a discussão, o STB lançou em sua página no Facebook um espaço para debater os mitos e verdades sobre o Intercâmbio. Participe e conheça maiores detalhes sobre as possibilidades que surgem do intercâmbio e lembre-se: planejar todos os passos com cuidado e inteligência fará sua viagem ser muito mais produtiva.

Até a próxima. Foto de sxc.hu.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.