Home Comprar ou Vender Investigações sobre a Notre Dame podem afetar ações da Hapvida, avalia Ágora

Investigações sobre a Notre Dame podem afetar ações da Hapvida, avalia Ágora

A Ágora Investimentos conclui que a Hapvida pode superar essas complicações, mantendo a recomendação de compra para as ações da empresa

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Hapvida

Na última quinta-feira (18), o Ministério Público do estado de São Paulo (MP-SP) anunciou uma investigação sobre a Notre Dame Intermédica (NDI), alegando suposto descumprimento deliberado de liminares judiciais relacionadas à negação de atendimento médico. Vale ressaltar que as liminares são decisões temporárias em casos urgentes, cujo mérito ainda será julgado.

Impacto nas Ações

A Ágora Investimentos avalia o impacto dessa notícia nas ações da Hapvida (HAPV3).

A análise considera possíveis preocupações do mercado sobre adições líquidas de novos beneficiários e margens de lucro.

Segundo a Ágora, “vemos as notícias como negativas para as ações da empresa, uma vez que podem afetar sua reputação”.

Desempenho das ações da Hapvida em relação ao Ibovespa em 1 ano

A Ágora destaca que a queda de 7% nas ações parece excessiva, considerando que o descumprimento de liminares não seria resultado de uma política ou diretriz deliberada, mas possíveis complicações operacionais. Ainda, ressalta que outras grandes empresas do setor também não cumprem integralmente as liminares. Caso a Hapvida não consiga reverter o processo, o risco seria a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e o pagamento de multa.

A corretora observa que as contingências relacionadas à cobertura de assistência médica e carência não foram provisionadas no terceiro trimestre de 2023.

No entanto, ressalta que essas contingências representam uma parcela relativamente pequena em relação ao valor de mercado da empresa. Além disso, aponta que as reclamações judiciais são uma questão setorial e têm aumentado devido a mudanças regulatórias recentes.

Os indicadores de qualidade global (IDSS) da Hapvida e da Notre Dame Intermédica estão acima da média do setor.

Recomendação

A Ágora Investimentos conclui que a Hapvida pode superar essas complicações, mantendo a recomendação de compra para as ações da empresa.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.