Home Investimentos Investimento era com o gerente e hoje é com você

Investimento era com o gerente e hoje é com você

por Humberto Veiga
3 min leitura

Investimento era com o gerente e hoje é com vocêQuando trabalhava no meu primeiro emprego na área financeira, época em que a máxima era “banco é com o gerente!”, numa alusão ao serviço prestado por estes profissionais, ouvia muito a expressão “aplique para mim”. Naqueles idos, dada a pouca difusão de aplicações diferenciadas, não havia muito o que fazer no quesito investimentos. O dinheiro acabava ficando no banco mesmo.

Com o passar do tempo e toda a evolução que vivemos com a utilização da Internet, falar em uma única opção é tolice. Deixar o dinheiro para ser aplicado pela decisão de um terceiro, então, nem se fala. Por outro lado, muitas vezes não queremos entender de tudo o quanto se faz no mercado, mas de alguns investimentos[bb] que, dadas as suas características, acabam tendo muito a ver com o nosso perfil

Educação financeira
Com essa ideia na cabeça criei a série “Aplique para mim”, que possui, por enquanto, dois livros na forma eletrônica (e-book). O livro “Tesouro Direto” traz as explicações do funcionamento e os detalhes deste sistema de negociação oferecido pelo Tesouro Nacional. Já no livro “CDB”, detalho o título, com enfoque na negociação com a instituição financeira.

Com os livros, é possível tomar conhecimento suficiente sobre cada um desses investimentos (você decide e foca a sua informação) com foco e economia[bb], dado que não será necessário adquirir obras volumosos e mais abrangentes. Outra vantagem desses textos é que eles foram escritos de forma independente, o que assegura que o beneficiário dos resultados nas aplicações nesses produtos seja, primordialmente, você.

O primeiro livro, que discute o CDB, explica o que é este título e como ele funciona, inclusive com a diferenciação entre as operações prefixadas e posfixadas, e tem o seu ponto de destaque na negociação com a instituição financeira ofertante. O segundo texto trata do Tesouro Direto, com explicação do seu funcionamento, definição de títulos (de uma forma geral e títulos públicos), discussão sobre os riscos envolvidos na compra destes papéis e exposição da forma de tributação. Ambos podem ser entendidos como manuais indispensáveis, com os pontos essenciais para quem quer operar com o sistema Tesouro Direto ou com CDB.

Economia também no conjunto
Como as duas obras foram escritas para serem entregues separadamente, há uma superposição do conteúdo no que se refere a riscos, diferenciação entre operações pré e pós, características das taxas de juros, dentre outras. Dessa forma, quem quiser adquirir os dois textos tem um desconto especial.

Crédito da foto para freedigitalphotos.net.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.