Home Finanças Pessoais Investimentos: a melhor alternativa depende do que vocĂȘ quer

Investimentos: a melhor alternativa depende do que vocĂȘ quer

por Ricardo Pereira
0 comentĂĄrio

Investimentos: a melhor alternativa depende do que vocĂȘ querToda semana recebemos, atravĂ©s dos e-mails, uma sĂ©rie de dĂșvidas de pessoas que buscam informaçÔes e sugestĂ”es sobre investimentos. A pergunta mais cĂ©lebre e corriqueira diz respeito ao “melhor investimento”, mas vocĂȘ certamente nĂŁo ficou surpreso com isso, certo?

Eu tambĂ©m nĂŁo e trabalhando jĂĄ hĂĄ alguns anos com educação financeira, confesso que jĂĄ me acostumei a responder que o melhor investimento Ă© aquele que completa necessidades – e, sim, elas variam de acordo com cada pessoa. Resumindo, o melhor investimento pra mim nĂŁo Ă© necessariamente o melhor investimento para vocĂȘ. Ponto.

Caderneta de poupança: mocinha e vilã

Eu gosto de apresentar algumas opçÔes interessantes que podem significar um bom começo. A tão comentada e muitas vezes criticada caderneta de poupança é o investimento mais popular no Brasil.

As razĂ”es sĂŁo as mais variadas possĂ­veis e muita gente dentro do mercado “torce o nariz” para a paixĂŁo do brasileiro pela poupança. Penso que a facilidade de investir e os aspectos culturais e de tradição tem seu grau de relevĂąncia nessa escolha.

Atualmente, a caderneta de poupança oferece ao aplicador 0,5% ao ano mais a TR. Essa rentabilidade muda de acordo com a taxa Selic: se os juros baixarem de 8,5% ao ano, entra novamente a regra de rentabilizar a poupança com 70% da Selic.

Se vocĂȘ, aplicador de poupança, estĂĄ contente com os resultados, vale lembrar que nesse ano a inflação deve avançar e praticamente empatar com a rentabilidade da caderneta. Em alguns perĂ­odos analisados, a inflação superou a poupança (tendo como base o ano de 2013).

Ibovespa ensaiando uma recuperação

Existe ainda o investidor que tem um perfil mais arrojado e decide investir diretamente em açÔes. Sempre defendemos no Dinheirama que o investimento em açÔes é extremamente interessante, principalmente para aquelas pessoas que tem algo fundamental quando pensamos na diluição do risco: o tempo.

Em 2012 e também em 2013, os resultados do Ibovespa decepcionaram muitas pessoas e criaram apreensão em boa parte dos investidores de renda variåvel.

É um mercado de risco e, por isso, Ă© fundamental o investidor saber exatamente onde estĂĄ pisando. Quem tem uma vida atribulada e pouco tempo para acompanhar o mercado, ou mesmo nĂŁo se sente apto para fazer a escolha dos melhores papeis, deve buscar alternativas.

Falando ainda em Ibovespa, vale o destaque para a recuperação positiva no mĂȘs de setembro. AtĂ© o momento, o Ibovespa estĂĄ positivo em 7,45% no mĂȘs (artigo publicado em 27/09/2013).

Fundos de investimentos: a oportunidade de ser exclusivo

Se vocĂȘ tem o perfil moderado e quer ter a oportunidade de investir de forma equilibrada em renda variĂĄvel e tambĂ©m no que existe de melhor em renda fixa, vocĂȘ Ă© o tĂ­pico cliente que se darĂĄ muito bem com fundos de investimentos.

Os fundos de investimento oferecem às pessoas comuns oportunidade de ter seus investimentos comandados por gestores que acompanham de perto o que de melhor existe no mercado. Uma oportunidade interessante para quem busca boas oportunidades através de fundos é conhecer o trabalho de gestores independentes, que fazem um trabalho ainda mais técnico e detalhado.

Recentemente, a Revista Exame divulgou uma pesquisa realizada pela Fundação GetĂșlio Vargas com os melhores fundos do Brasil. Temos muito orgulho de dizer que Órama, parceira do Dinheirama, teve 14 fundos premiados entre os melhores do Brasil (clique e conheça), o que ratifica o grande trabalho que realizam e o porquĂȘ de acreditarmos nesse trabalho conjunto.

ConclusĂŁo

Nesse pequeno artigo falamos rapidamente sobre alguns investimentos. Certamente existem outros tantos que tambĂ©m podem oferecer a vocĂȘ boas oportunidades. Volto a destacar que o melhor investimento pode ser diferente para cada pessoa, entĂŁo muitas vezes sĂł o fato de começar a guardar dinheiro jĂĄ Ă© algo muito importante e desejado.

Estimo a vocĂȘ um Ăłtimo final de semana, aproveite o espaço de comentĂĄrios para registrar sua opiniĂŁo. AtĂ© a prĂłxima.

Foto business button, Shutterstock.

O Dinheirama Ă© o melhor portal de conteĂșdo para vocĂȘ que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os nĂșmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteĂșdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que nĂŁo faz qualquer tipo de recomendação de investimento, nĂŁo se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com Ă© de propriedade do Grupo Primo.