Está acompanhando o andamento da bolsa de valores nestes primeiros dias de 2016? Ela está em forte queda, como podemos ver aqui no gráfico mais abaixo, onde cada barra é o resultado de um dia, e a barra mais à direita foi do dia 15/01/2016.

Mas pergunto, o que isso significa? O que são estes números do lado direito? É um momento bom ou ruim para investir na Bolsa? E quem já tinha ações compradas antes dessa queda? Perdeu ou ganhou dinheiro?

 

Investir com inteligência é a chave para o sucesso

 

Todas as respostas dependem do quanto você conhece do assunto. A maioria das pessoas tem um conhecimento muito limitado sobre a bolsa de valores. Pensam que um forte movimento de queda como este dos últimos dias significa prejuízos para todos.

Não sabem que é possível ganhar dinheiro tanto na alta quanto na baixa do preço das ações. Não conhecem os instrumentos derivativos, que servem como uma espécie de “seguro” contra a queda de ações, além de várias outras funções em operações estruturadas.

Quando o assunto é dinheiro, a falta de informação custa caro. Em outras palavras, quanto mais educado financeiramente você for, melhor para você, pois terá condições de investir com inteligência (e acelerar a multiplicação do seu patrimônio).

Já que a bolsa de valores é um ambiente ótimo quando o assunto é multiplicação (e gestão de riscos, é claro), é fundamental que você aprenda como ela funciona. Que tal começar com estes assuntos:

  • Com escolher a corretora de valores
  • Como abrir uma conta na corretora
  • Acessando o homebroker
  • Escolhendo a ação de uma empresa
  • Comprando a ação
  • Os segredos dos dividendos

Para isso, a consultoria Empiricus, nossa parceira de conteúdo, elaborou um curso gratuito que fala sobre todos estes assuntos, além de dois módulos adicionais, sendo um sobre o Dólar e o outro sobre comprar imóveis com pouco dinheiro.

Além disso, você terá acesso a uma newsletter diária (também gratuita) com o resumo do que acontece no mercado financeiro todos os dias, para aprender mais e se manter atualizado.

Então clique aqui para você ser direcionado para a página da Empiricus, onde há mais detalhes sobre este conteúdo e as instruções sobre como acessar seu curso gratuito.

Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto: “smart Investment”, Shutterstock.

Empiricus Research
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários