É fato, que depois de tantas informações veiculadas tanto aqui no Dinheirama, quando em vários outros meios de comunicação, muitas pessoas retiraram suas economias da poupança e passaram a aplicar em outros investimentos igualmente seguros e também com liquidez diária (que significa poder retirar o dinheiro da aplicação quando precisar).

Só que ainda existe também muita gente que continua com seu dinheiro na poupança, seja por falta de informação (estamos aqui para resolver isso), ou por desconfiança em relação aos outros tipos de investimento, que visão delas, pode ser algo arriscado.

Primeiro gostaríamos de chamar a atenção para o fato da liquidez. Sim, é possível retirar o dinheiro de sua poupança a qualquer dia, mas para você ter o lucro prometido, você precisa respeitar das datas de aniversário (que estão relacionadas com as datas dos depósitos que você fez). Caso você retire o dinheiro antes do aniversário, perdeu a rentabilidade do mês. Então, liquidez diária sim, mas rentabilidade diária não.

A outra coisa é explicar que a poupança rendeu cerca de 8% ao ano em 2015. Neste mesmo período a inflação foi de cerca de 10%. Assim, quem tinha dinheiro na poupança perdeu 2%. Para um investimento gerar lucros reais, ele precisa vencer a inflação, e  hoje a poupança não cumpre esse requisito.

O que é curioso é que mesmo assim, vemos gerentes e bancos convidando os clientes para aplicarem seus recursos na poupança e também vemos anúncios, mensagens via SMS, emails, de alguns bancos também fomentando que seus clientes apliquem recursos na “velha e segura” poupança. É claro que eles fazem isso por terem interesses particulares. Os gerentes não são pessoas más ao fazerem isso. Eles estão apenas seguindo as instruções de seus chefes.

Assim, nada melhor que aprender sobre finanças e tomar suas decisões por conta própria, afinal, ninguém tem mais interesse em cuidar bem do seu dinheiro que você mesmo, certo? Pensando nisso, a Empiricus, com seu canal de finanças pessoais Criando Riqueza, preparou um relatório chamado Você Investidor, que ensina para você como lidar com as ofertas estranhas que o seu gerente faz para você.

O relatório também mostra quais são os principais produtos que eles tentam vender aos clientes e qual o investimento que eles deveriam oferecer no lugar da poupança, mas que não o fazem. Então clique aqui para ser direcionado para uma página exclusiva do Criando Riqueza, onde eles explicam como baixar o relatório, que é gratuito.

Até a próxima!

Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.

Foto “money tipped”, Shutterstock.

Criando Riqueza
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários