Se, assim como eu, você é um brasileiro típico, daquele que viveu o período de hiperinflação pré-Plano Real e que tinha dificuldades para fazer seu planejamento financeiro e investir seu dinheiro, você deve considerar interessante a opção de investir em imóveis para geração de renda (o famoso “viver do aluguel”).

Concordo que trata-se de uma boa opção de geração de renda, mas os preços dos imóveis nos últimos anos têm dificultado bastante a compra e, principalmente, a relação custo-benefício em termos de risco e retorno. Outras alternativas de investimento têm se mostrado mais interessantes, mas algumas delas não são tão conhecidas.

Ainda existe uma discussão bastante calorosa em torno dos valores dos imóveis. Afinal de contas, será que existe a possibilidade de uma bolha? Não sei! Eu só sei que os valores atuais estão acima do que eu considero interessante, mas nem por isso perdi o interesse nos imóveis.

Conversando com profissionais da área, existe um consenso de que os preços estão altos em diversas cidades, mas ninguém se atreve a afirmar, categoricamente, que exista uma bolha. A expectativa é que em algum momento exista alguma correção, mas também é visível que muitos acreditam que existem opções de valorização e ganhos espalhados pelo setor.

Opções interessantes para pequenos investidores

E se, em vez de precisar de tanto dinheiro para comprar uma casa ou apartamento, você pudesse fazer parte de um grupo de investidores e ser “dono”, ao lado deles, de conjuntos de escritórios, shopping centers e prédios comerciais de uso variado, recebendo aluguel da mesma forma?

E se investir dessa forma fosse possível a partir de somas relativamente pequenas (algo como R$ 1.000,00), capazes de garantir retorno médio maior que o aluguel tradicional, com a mesma proteção contra inflação (contratos de locação são sempre corrigidos assim) e com isenção de Imposto de Renda? Interessante? Investir em imóveis dessa forma é possível!

Fundo de Investimento Imobiliário, ou FII

Em uma definição mais formal, um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) consiste em uma comunhão de recursos, captados pelos sistemas de distribuição de valores mobiliários, cuja destinação é o financiamento de projetos imobiliários. Esse tipo de investimento é organizado sob a forma de condomínio fechado, sendo assim proibido a alienação de suas cotas.

Traduzindo, isso significa que você pode comprar e vender sua participação nestes fundos, através de negociação direta na Bolsa, e receber a fração correspondente ao retorno dos empreendimentos (o aluguel, isso mesmo!). As principais vantagens dos FIIs são:

  • Investimento em imóveis a partir de pouco capital, com retorno proporcional e acima da média dos imóveis residenciais (foco da maioria dos investidores);
  • Isenção de Imposto de Renda para os valores depositados mensalmente a título de renda passiva (aluguel).

Trata-se de um investimento focado na geração de renda e de longo prazo, portanto é fundamental não se ater apenas ao aspecto da valorização/desvalorização das cotas negociadas, mas principalmente ao retorno em relação ao investimento e à solidez do grupo e de seus ativos.

Os riscos são basicamente os mesmos do investimento tradicional em imóveis, a saber: vacância, queda de preços e inadimplência. A diferença é que o seu investimento estará melhor diversificado (tanto em termos financeiros quanto em termos de imóveis), há maior liquidez (as cotas são negociadas em Bolsa) e tratam-se de imóveis comerciais geridos por profissionais.

É bem verdade que a vacância nos imóveis comerciais subiu bastante em 2014, principalmente nos grandes centros, mas isso é também reflexo do atual momento econômico vivido pelo país. Se considerados alguns FIIs que têm excelentes imóveis comerciais em seu portfólio, arrisco dizer o momento atual é de oportunidade para quem olha para o futuro (afinal, temos que acreditar que a confiança será resgatada, não?).

Oportunidade: Baixe material gratuito sobre FII

Sei que o assunto não é tão simples e talvez você tenha ficado um pouco confuso. Por isso mesmo pedi ao amigo Rodolfo Almstalden, analista de investimentos certificado (CNPI) na Empiricus, que criasse um material explicando melhor o que são os FIIs e por que eles são boas alternativas de investimento e diversificação para geração de renda.

Clique aqui para ter acesso gratuito ao material. Você precisa apenas colocar seu e-mail e o Rodolfo irá encaminhar o material diretamente para você. Tudo muito simples.

Lembre-se que a melhor alternativa para investir em qualquer produto passa sempre pelo conhecimento. Eu sou um investidor que possui FII em carteira, gosto do produto e ele tem funcionado bem para mim. Pesquise, leia, baixe o relatório gratuito e veja se também gosta desta opção de investimento. Obrigado e até a próxima!

Foto “Businessman drawing house”, Shutterstock.

Conrado Navarro
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários