Home Economia e Política IPCA-15 sobe 0,44% em maio, diz IBGE

IPCA-15 sobe 0,44% em maio, diz IBGE

Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 0,48 por cento para o período.

por Reuters
0 coment√°rio

¬†Os custos de sa√ļde e da gasolina pesaram e a alta do IPCA-15 acelerou em maio, embora tenha ficado um pouco abaixo do esperado e com a taxa em 12 meses mostrando al√≠vio.

O √ćndice Nacional de Pre√ßos ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,44% em maio depois de ter avan√ßado 0,21% em abril, contra expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,48%.

Os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que, nos 12 meses até maio, o índice passou a acumular uma alta de 3,70%, de 3,77% no mês anterior e expectativa de 3,72%.

A meta para a inflação em 2024 é de 3,0%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

Em maio, os dados do IBGE mostram que oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados registraram alta dos preços.

Sa√ļde e cuidados pessoais tiveram o maior aumento de pre√ßos no m√™s, de 1,07%, sob influ√™ncia dos produtos farmac√™uticos (2,06%) ap√≥s a autoriza√ß√£o do reajuste de at√© 4,50% nos pre√ßos dos medicamentos a partir de 31 de mar√ßo.

Já o grupo Transportes apresentou avanço de 0,77% em maio, resultado impactado pelas altas de 1,90% da gasolina e de 6,04%das passagens aéreas. Os combustíveis em geral subiram 2,10%, com altas do etanol (4,70%) e do óleo diesel (0,37%).

Alimentação e bebidas, com forte peso no bolso dos consumidores, subiu 0,26%, com a alimentação no domicílio em alta de 0,22% em maio e alimentação fora do domicílio subindo 0,37%.

O Banco Central vem ressaltando a preocupa√ß√£o com a press√£o sobre os pre√ßos de uma atividade econ√īmica e mercado de trabalho com maior dinamismo do que o esperado. Tamb√©m destaca as expectativas de infla√ß√£o desancoradas e medidas de infla√ß√£o subjacente (que excluem dados mais vol√°teis) acima da meta.

O BC reduziu neste mês o ritmo de afrouxamento monetário com um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros Selic, para 10,50% ao ano, após seis quedas consecutivas de 0,50 ponto na taxa. Também foi abandonada a indicação para passos futuros da política monetária.

A ata desse encontro mostrou que todos os diretores defenderam uma política monetária mais contracionista, cautelosa e sem indicação futura sobre os juros, apesar da divisão no colegiado sobre a intensidade do corte na Selic.

A pesquisa Focus divulgada na segunda-feira pelo Banco Central junto ao mercado mostra que a expectativa é de que o IPCA encerre este ano com alta acumulada de 3,86%, com a Selic a 10,0%.

Rio Grande do Sul

O IBGE informou ainda que a coleta de pre√ßos na modalidade remota foi intensificada na regi√£o metropolitana de Porto Alegre, √°rea de abrang√™ncia da pesquisa, devido √† situa√ß√£o de calamidade p√ļblica decretada por conta das enchentes que assolam o Estado. A coleta em modo presencial foi feita quando poss√≠vel.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 16 de abril a 15 de maio de 2024, sendo que aproximadamente 30% da coleta no Rio Grande do Sul foi realizada durante a situação emergencial de modo remoto, por telefone ou internet, em vez do modo presencial.

A coleta remota de preços foi intensificada a partir do dia 6 de maio, quando aproximadamente 70% dos preços já tinham sido coletados, de acordo com o IBGE.

“Ainda assim, nem todos os subitens puderam ser coletados por telefone ou pela internet, como foi o caso de alguns subitens do item hortali√ßas e verduras”, disse o IBGE.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.